ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

outubro 4, 2013

Jornalista Pepe Escobar: “O sociopata Netaniahu na ONU”

Filed under: WordPress — Tags:, , , — Humberto @ 7:29 pm

Em comparação com o tom construtivo do presidente do Irã, o belicoso representante de Israel fez um vitupério totalmente fora de compasso com o espírito que reinou na maioria dos pronunciamentos da ONU (à exceção, é claro, do norte-americano, Obama, que ousou chamar seu desmedido e criminosos intervencionismo de “contribuição dos EUA” ao bem-estar do planeta).

O destempero do israelense levou o jornalista do Asia Times e do Russia Today, Pepe Escobar a se referir ao pronunciamento no artigo “O discurso de Netaniahu na ONU: soa como um sociopata?”, do qual reproduzimos algumas observações.

Escobar começa ressaltando na fala do israelense Bibi sua arenga contra o presidente iraniano, ao qual já chamara de “cínico” e de “armadilha hipócrita”, destacando que “os mísseis do Irã atingiriam Nova Iorque em três a quatro anos e que “um Irã nuclear é como 50 Coreias do Norte”.

Escobar ressalta outro trecho em que Bibi se refere a “Ahmadinejad como o lobo em pele de lobo enquanto que Ruhani seria o lobo em pele de cordeiro”.

Netaniahu disse ainda que Ruhani tentara se apresentar como “piedoso” mas estava sempre envolvido no “Estado de terror do Irã” e por aí vai.

Como ressalta Escobar, chamou o mundo a acabar com o “programa nuclear militar” do Irã que até o sistema de espionagem dos EUA diz que não existe.

Isso tudo depois do mesmo Netaniahu dizer a Barack Obama que esqueça para sempre a Resolução da ONU 242; a que determina a total retirada de Israel das terras ocupadas desde a guerra de 1967.

Vejam então quem é cínico e portavoz da verdadeira hipocrisia a serviço da limpeza étnica, ou seja, do genocídio do povo palestino, como pontua o jornalista do Asia Times: “O Estado de Israel não tem nenhuma fronteira internacionalmente reconhecida e é um Estado direcionado à expansão perpétua”.

“Israel desrespeita nada menos do que 69 Resoluções do Conselho de Segurança da ONU, e foi ‘protegida’ de outras 29, cortesia dos vetos norte-americanos”.

“Tem ocupado território soberano do Líbano e da Síria sem dar o mínimo para decisões em contrário da ONU.

“Assinou os Acordos de Oslo prometendo parar de construir para sempre, qualquer novo assentamento na Palestina. Ao invés disso, construiu mais de 270, como parte de uma limpeza étnica de mais de seis décadas.

“Tem ameaçado bombardear o Irã, em ritmo semanal, por pelo menos três décadas.

“Israel é uma potência nuclear com cerca de 400 ogivas nucleares, recusa-se a assinar o Tratado de Não Proliferação Nuclear; barra inspeções internacionais, usou armas químicas em Gaza, nunca ratificou o Tratado sobre Armas Químicas, e tem um estoque desse tipo de arma muito maior do que qualquer país do Oriente Médio.

“O lobby israelense em Washington apoiou o bloqueio financeiro imposto ao Irã que para todos os efeitos é uma declaração de guerra, com drásticas consequências na vida dos iranianos comuns. Ainda por cima ameaçou de ataque unilateral ao Irã.

“Bibi não aceita nem mesmo que o Irã enriqueça urânio para propósitos civis, como definido pelo TNP.

Como conclui Escobar, o sonho de Israel é um Oriente Médio dividido entre petromonarquias submissas aos EUA de um lado e países balcanizados de outro. “Só que o Irã é uma potência emergente dos pontos de vista político e econômico e se chega a ter relações normais com EUA e Europa coloca em risco os planos de hegemonia de Israel no Oriente Médio, para seguir estocando armas nucleares e sendo Estado de colonização buscando varrer um povo inteiro – os palestinos do mapa. Quem duvidar que olhe o mapa”. ( HORA DO POVO )

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: