ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

julho 7, 2013

Após protestos, aprovação de governantes despencou, Por Jasson de Oliveira Andrade


DILMA E OS CORVOSOs protestos realizados em todo Brasil afetaram os governantes. É o que constatou o Datafolha. O mais afetado não foi a presidenta Dilma (PT), como se pensou inicialmente e foi muito divulgado pela mídia, com enorme destaque. Segundo o Datafolha, o mais afetado em sua avaliação foi o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). Ele despencou 30 pontos. A presidenta Dilma (PT), segundo o Datafolha, despencou 27 pontos. Os outros governantes analisados conseguiram, ainda segundo o Datafolha, a seguinte pontuação: o prefeito Eduardo Paes (PMDB) do Rio de Janeiro despencou, em sua avaliação, 20 pontos; o prefeito de São Paulo, Haddad (PT), 16 pontos e o governador Alckmin, 14 pontos. O estranho é que o Datafolha não pesquisou a popularidade do governador de Minas Gerais, Anastasia (PSDB), embora tivesse havido neste Estado várias manifestações [ grifo do ENCALHE ] . Em outro artigo, noticiei que o governador mineiro havia pedido à Dilma o socorro da Guarda Nacional para conter os vândalos, supostamente de direita, que estavam destruindo bens públicos e privados. Provavelmente a aprovação dele também deve ter despencado. Não sabemos. visto que o Datafolha, estranhamente (sic), não pesquisou em Minas Gerais. Os únicos beneficiados não são governantes: Lula (PT) e Marina (Rede), conforme veremos a seguir.

O Datafolha também pesquisou sobre a intenção de voto para a eleição Presidencial de 2014. Por esta pesquisa, a presidenta Dilma caiu 21 pontos percentuais, mesmo assim ela lidera. No cenário mais provável para 2014 (Dilma, Marina, Aécio e Campos), o resultado foi o seguinte: Dilma (PT), 30% (antes, 51%); Marina (Rede), 23% (antes, 16%); Aécio (PSDB), 17% (antes, 14%) e Campos (PSB) 7% (antes, 6%). Como afirmei anteriormente, apenas Marina (Rede), que não é governante, foi beneficiada, subindo 7%. Os outros dois praticamente ficaram com a mesma percentagem, levando-se em conta que a margem de erro é de 2%. Nessa hipótese citada, teremos segundo turno, entre Dilma (PT) e Marina (Rede). No entanto, ainda segundo o Datafolha, caso o nome de Dilma seja substituído pelo de Lula (PT), o ex-presidente seria eleito em primeiro turno. Eis o resultado: Lula (PT), 46%; Marina (Rede), 19%; Aécio (PSDB): 14% e Campos (PSB), 4%. A soma dos três atinge 37%. Nesta hipótese, não se confirma, segundo o Datafolha, a opinião de alguns analistas políticos, talvez precipitados, ou, como afirma Luís Nassif, “pretendendo puxar a brasa para a sua sardinha”, de que as manifestações mostraram o descontentamento da população com os governos do PT. Como vimos, o descontentamento foi contra os governantes, sejam eles de que partido forem. Nem o PTB escapou. O jornalista Fausto Macedo, do Estadão, noticiou, em 24/6/2013: “Manifestantes atacaram o escritório político do deputado Campos Machado, líder do PTB na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, autor da Proposta de Emenda à Constituição do Estado 001 (PEC 001/13) – que alija os promotores das investigações sobre improbidade. O ataque, segundo o deputado, ocorreu na noite de segunda-feira da semana passada, 17”. Ninguém de bom senso apóia ataques desse tipo, como já escrevi neste texto. Os vândalos devem ser evitados e punidos por suas ações criminosas.

Apesar dessas pesquisas, ainda é cedo para um prognóstico. Teremos segundo turno entre duas mulheres? Lula será candidato? Quem será eleito em 2014?

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu
Julho de 2013

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: