ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

junho 27, 2013

Papa vai investigar lavanderia do Banco do Vaticano


O papa Francisco anunciou na quarta-feira (26) a criação de uma comissão de investigação do Instituto para as Obras de Religião (IOR), mais conhecido como Banco do Vaticano para “harmonizar sua ação com a missão da Igreja”.
A ficha corrida do Banco do Vaticano é longa, com destaque para operações de lavagem de dinheiro de organizações criminosas, empréstimos duvidosos e investimentos na indústria armamentista.

Em 1982, na falência fraudulenta do Banco Ambrosiano, o IOR esteve envolvido ao lado da CIA e da Maçonaria. Neste episódio, o banqueiro Roberto Calvi, dono do Ambrosiano, foi encontrado enforcado, embaixo de uma ponte em Londres.
No ano passado, o Banco voltou a ocupar espaço especial nas páginas policiais no caso que ficou conhecido como VaticanoLeaks. O episódio envolvia um camareiro do papa que roubava documentos secretos e os “disponibilizava” para a imprensa. Entre os documentos, que deveriam ser lidos somente pelo papa, mais denúncias de corrupção.

O Banco do Vaticano, que emprega pouco mais que 100 pessoas, tem uma só agência em todo o mundo, gere cerca de 19 mil contas, a maior parte delas ligadas ao próprio clero e movimenta oficialmente cerca de 7 bilhões de euros.
A Comissão que deverá investigar o IOR será composta de cinco pessoas que, além de um relatório final, deverão informar o Papa periodicamente sobre suas descobertas.
HORA DO POVO

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: