ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

junho 27, 2013

EUA: Fraude em massa impede voto de negros e hispânicos


Nas últimas três eleições nos EUA, foram patentes as manobras do Partido Republicano para impedir em massa o voto de negros e latinos, valendo-se da bagunça que é o sistema eleitoral do país, que nem é unificado nacionalmente, e onde cada estado ou condado tem sua própria cédula e normas eleitorais. A eleição não é conduzida por uma justiça eleitoral nacional, mas pelo partido no poder em cada estado ou condado, abrindo espaço para todo tipo de fraude. Nos cálculos do procurador Robert F. Kennedy, que investigou as fraudes da eleição de 2004, o total de votos subtraídos chegou a 6 milhões.

Como destacou Palast, no ano passado o secretário de Estado da Flórida, o republicano Ken Detzner, tentou purgar 180.000 americanos, a maioria latinos – que votam majoritariamente nos democratas – das listas de votantes. Nas áreas negras do estado, as filas se estenderam nas últimas eleições porque as estações de votação haviam sido cortadas pela metade, assim como o tempo de votação. Na Califórnia, 40% dos pedidos de registro de eleitores foram recusados pelo secretário de Estado republicano – majoritariamente latinos e asiáticos. Outro esquema é a redefinição das fronteiras dos distritos eleitorais, de modo a diluir o voto negro e a garantir a vitória dos republicanos. Nas eleições de 2012, os democratas tiveram um milhão de votos a mais, mas um número bem menor de deputados.

Se a lei do direito de voto foi decisiva para garantir a cidadania aos negros americanos, nos dias atuais é essencial para a garantia do direito de voto aos latinos, cujo número de imigrantes candidatos a legalizarem sua estadia no país chega a 11 milhões. Assim como o Arizona, outros estados têm aprovado leis para perseguir os imigrantes.

A.P.
HORA DO POVO

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: