ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

junho 25, 2013

Presidente da Rússia desafia Casa Branca a explicar por que apoia terroristas na Síria


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que não há justificativa para que os EUA, e demais países ocidentais, apoiem as forças terroristas vinculadas a AlQaeda na Síria, organização estrangeira considerada terrorista pelo Departamento de Estado norte-americano e pela União Europeia. A denúncia foi feita durante a seção plenária do Fórum Econômico Internacional, realizado em São Petersburgo durante os dias 20 e 22 de junho. Durante o evento Putin recordou que o conflito com os mercenários na Síria só se arrasta por tanto tempo devido ao apoio com armas e suprimentos fornecido pelos EUA.

“E se os mercenários decidirem chamar a atenção sobre o fato de que há muito tempo recebem armas do estrangeiro ? Não vamos tratar da origem dessas armas? Como é sabido, se não existissem esses fornecimentos, o que está ocorrendo na Síria seria impossível. Há envio de dinheiro e armas”. O presidente russo ressaltou que o fornecimento de armas aos mercenários viola o direito internacional e ameaça desestabilizar mais um país Árabe.

“Por que fornecer armas a forças terroristas na Síria, quando não estamos seguros da composição desses grupos?” Se os EUA “reconhecem a al-Nusra, uma das principais organizações de oposição como terrorista, como podem entregar armas aos membros da oposição?” Putin reiterou que a Rússia fornece armas ao governo legítimo da Síria, portanto não infringe nenhuma lei.

Putin também enfatizou que não é o povo Sírio que está lutando contra o governo de Bashar al-Assad, durante coletiva de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Ângela Merkel, que se encontrava em visita oficial à Rússia para participar do Fórum Econômico Internacional. Para ele, os supostos combatentes são na verdade mercenários, terroristas fortemente armados e pagos pelo exterior.

Na mesma semana, durante Conferência de “Amigos da Síria” realizada na sexta-feira (22), um dirigente da oposição síria, Hassan Abdel Azim, chefe do Comitê Nacional de Coordenação para a Mudança Democrática, condenou o envio de armas aos terroristas sírios, e qualificou a ideia como “ridícula”. Durante a mesma reunião o secretário de estado norte-americano, John Kerry, anunciou que os mercenários necessitam de mais apoio “para serem capazes de fazer frente aos desequilíbrios no campo de batalha”.

HORA DO POVO

Encontro internacional rejeita intervenção dos EUA na Síria

Resolução dos participantes do 22º Seminário Comunista Internacional sobre a Síria

1) Afirmamos que as políticas e ações subversivas do imperialismo com o objetivo de impor sua hegemonia no Oriente Médio são a razão principal dos conflitos, tensões e guerras na região. O imperialismo dos EUA, da União Europeia, da OTAN e também de Israel e dos regimes reacionários pró-imperialistas da região compartilham responsabilidades comuns nos crimes cometidos contra os povos da região.

2) Condenamos a instrumentalização por parte do imperialismo e seus aliados na região das diferenças e dos conflitos religiosos. O imperialismo intervém vulgarmente nos assuntos dos Estados apoiando as forças reacionárias internas e não duvidando em intervir em apoio direto às organizações provocadoras fundamentalistas e terroristas sob o pretexto de intervenção humanitária.

3) Condenamos a agressão militar israelense contra a Síria em flagrante violação do direito internacional e denunciamos o apoio incondicional do imperialismo a este ato bélico.

4) Apoiamos o direito absoluto do povo sírio que sofre os ataques subversivos e terroristas apoiado pelo imperialismo e os regimes reacionários da região a escolher seu próprio caminho político e sua direção sem ingerência estrangeira. Declaramos nossa solidariedade plena e sem reservas ao povo sírio.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: