ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

junho 9, 2013

DATAFOLHA: Dilma caiu, mas continua favorita, Por Jasson de Oliveira Andrade


DILMA -SEGUNDA MULHER DO MUNDO SEGUNDO FORBES

A 1 ano e 4 meses da eleição, a pesquisa Datafolha, publicada em 9/6, mudou muito pouco de março para junho. Dilma caiu 7 pontos, mas continua favorita: ela ainda venceria no 1º turno. Quem se beneficiou com essa queda, foi Aécio, que subiu 4 pontos, graças a sua propaganda na TV e no Rádio, criticando, com muita ênfase, o governo federal pelo aumento da inflação. Mesmo assim, perde para Marina, que ainda está engajada na criação de seu partido, a Rede Sustentabilidade. Em último, continua o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que continua com a mesma pontuação de março.

Se a eleição fosse hoje, a disputa seria ainda entre duas mulheres: Dilma (PT), com 51% (em março, 58%) e Marina (sem partido), com 16% (em março, 16%). Um fato deve ser ressaltado: Marina não aparece na televisão. Não é exposta. Fica, então, a dúvida. Com propaganda na TV e no Rádio, só em 2014, ela subirá? Em terceiro lugar, Aécio Neves (PSDB), tecnicamente empatado com Marina. O tucano foi o único que subiu, pelos motivos já citados, em 4 pontos. Agora está com 14 pontos (em março, 10%). Se a tendência de crescer continuar, no próximo Datafolha poderá superar Marina. Em minha opinião, em 2014, o embate será entre o tucano e a petista. Marina possivelmente não terá fôlego para disputar, apesar de sua surpreendente pontuação atual. Já Eduardo Campos decepcionou. Apareceu nos programas de TV e no Rádio, destacando os seus olhos verdes e também criticando o governo federal, mesmo assim continuou com a mesma pontuação de março: 6%. No Nordeste, ele atingiu 12%, atrapalhando Dilma e, indiretamente, beneficiando Aécio. Outro fato que merece ser ressaltado: a soma dos três candidatos juntos atingiu 36%, menos que os 51% da presidenta. Uma situação, por enquanto, confortável.

O Datafolha mediu também a avaliação do governo Dilma. Com a aflição da inflação ( 80% dizem que notaram alta nos preços dos alimentos nos últimos 30 dias ), a popularidade de Dilma caiu em 8 pontos. A nova pesquisa mostrou que 57% da população avaliam seu governo como bom ou ótimo. Em março, eram 65%. A Folha constatou que mesmo assim, a popularidade dela é melhor do que seus antecessores. Segundo o jornal, “em junho de 1997, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) somava 39% de bom e ótimo. Ou seja, 18 pontos a menos (sic) que o índice de Dilma. (…) Já Luiz Inácio Lula da Silva, que também acabou reeleito em 2006, tinha 36% de avaliação positiva feita no período equivalente”.

A Folha, em Editorial, sob o título “Turbulência à frente”, comenta essa pesquisa, concluindo: “A queda de popularidade da presidente detectada pelo Datafolha pode, claro, ser revertida. Sugere, porém, que perdeu algum crédito com parte do público e que poderá sentir falta em 2014”. Esta é a situação atual. Parece que a inflação está caindo, lentamente, mas caindo. A oposição, que tem ela como cabo eleitoral poderoso, torce para subir, como já comentei em artigo recente. É por este motivo que alguns governistas dizem que o PSDB mudou de nome. Agora é PIN ( Partido da Inflação ). Vamos esperar. Enquanto tivermos esse sobe e desce, desce e sobe, da inflação, o resultado das eleições de 2014 é duvidoso, embora, neste momento, Dilma é a favorita na corrida presidencial. Temos que esperar ainda um bom tempo para termos uma noção correta!

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu
Junho de 2013

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: