ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

maio 9, 2013

Um Dia das Mães inesquecível, Por Jasson de Oliveira Andrade


No ano de 1964, 49 anos atrás, tive um dia das mães inesquecível. Antes de entrar no assunto deste artigo, uma recordação muito triste.

Em 64, no dia 1º de abril, tivemos o Golpe Militar. São João da Boa Vista também foi vítima dos Anos de Chumbo, como ficaram conhecidos aqueles negros tempos. Uma jornalista, Maria Isabel Pereira, na reportagem que escreveu para o jornal O Município, daquela cidade, em 31 de março de 2004, definiu bem o que realmente ocorreu: UMA NOITE QUE DUROU 21 ANOS ( Destaque meu ). Na minha terra, naquele período, dois partidos disputavam o Poder. A UDN E O PTB. Com o Golpe, os udenistas tomaram o Poder Nacional e o PTB, dirigido pelo ex-prefeito e deputado estadual Miguel Jorge Nicolau, que era ligado ao presidente João Goulart, Jango, derrubado pelos militares. Os udenistas, maioria fazendeiros, aproveitaram a situação. Os petebistas sanjoanenses sofreram repressão. Várias pessoas foram, então, presas. Entre elas, eu, que na época colaborava no jornal pertencente ao Miguel Nicolau, sendo ainda suplente a vereador do PTB. Fui preso em 2 de abril e solto em 8 de maio de 1964. Conto tudo isso em detalhes no meu livro GOLPE DE 64 EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA.

No referido livro conto um fato que é o tema deste texto, ou seja, o dia das mães, para mim, inesquecível. Eis o meu depoimento: “Prenderam-me. Tiraram-me ( ou tentaram tirar ) o meu emprego ( posteriormente perdi meu emprego ). Fizeram com que minha família sofresse: minha esposa [na época minha filha mais velha, Carmen Sílvia, contava com apenas alguns meses de vida], meus pais, meus irmãos, minha avó, meus sogros, meus cunhados e cunhadas. Os amigos, também. (…) Só eu posso avaliar essa frase de minha mãe, no dia 10 de maio [1964], quando fui visitá-la, após ser solto dois dias antes: “O melhor presente que recebi no dia das mães foi a sua presença aqui em casa” ( GOLPE DE 64 EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA, página 60 ). Sempre que leio esta frase de minha mãe, já falecida ( 24/9/1981 ), eu me emociono e vou às lágrimas. Por este motivo, o dia das Mães de 8 de maio de 1964 é para mim inesquecível. Por dois motivos.
Primeiro porque fui solto e depois por essa emocionante frase de minha saudosa mãe!
Que os leitores tenham um bom Dia das Mães. Eu fico com essa minha lembrança, com a frase de minha mãe, lembrada por mim todos os anos.

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

