ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

março 8, 2013

Secretário de Justiça dos EUA apoia ataques com drones contra americanos dentro do país

Filed under: WordPress — Tags:, , , — Humberto @ 3:23 pm

O secretário de Justiça dos EUA (cargo equivalente a ministro no Brasil), Eric Holder, afirmou em carta revelada pelo senador Rand Paul, republicano de Kentucky, que a atual administração da Casa Branca admite o assassinato de norte-americanos dentro das fronteiras do país e sem julgamento legal. Na carta, Holder afirma que podem haver “circunstâncias” em que seja “necessário e apropriado” perpetrar tal crime.

Centenas de afegãos, principal região onde os drones são usados para tentar reprimir os ataques da guerrilha que luta contra a ocupação norte-americana, incluindo mulheres, crianças e idosos, morreram nos últimos meses devido a ataques com teleguiados provocando gigantescas manifestações de protesto contra o uso dos drones contra civis tanto no Afeganistão como no vizinho Paquistão.

Holder havia dito na correspondência que em extraordinárias circunstâncias seria apropriado para o presidente “autorizar o uso militar de força letal” no interior do país.

Pressionado em depoimento da Comissão de Inteligência do Senado Holder desconversou e disse que a questão era “inteiramente hipotética” e que “provavelmente não ocorreria”.

Mas esclareceu que um “cenário potencial” no qual o presidente ordenasse tal ação seria “para proteger a pátria”.

Até mesmo o senador republicano rechaçou a ideia. Paul destacou que uma tal disposição seria “ameaçadora” e “uma afronta aos processos constitucionais devidos e aos direitos de todos os norte-americanos”.

Os senadores democratas Mark Udall (Colorado), Ron Wyden, Oregon juntaram-se à senadora republicana, Susan Collins, (Maine) para afirmar em documento firmado conjuntamente que este tipo de ação estabelece um grave precedente legal. ( HP )

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: