ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

março 8, 2013

Chavez se cala, Venezuela chora, Por Margarita Sansone

Filed under: WordPress — Tags:, , , , , — Humberto @ 5:13 pm

Morreu em Caracas, Hugo Chavez, presidente da Venezuela, derrotado por um câncer, do qual tinha sido operado em Cuba. Seu legado começa a ser discutido na mídia mundial.

Na vizinha Venezuela, o PIB per capita, antes de Chavez era de US$ 3.889, hoje alcança US$ 11.131. PIB é a soma de toda a riqueza produzida num ano. A pobreza extrema na Venezuela, antes de Chavez era de 21% da população. Hoje é de 7%…

A empresa nacional de petróleo PDVSA colocou em programas sociais em 2001 (antes de Chavez) 34 milhões de dólares. Em 2011 colocou 39,6 bilhões de dólares.Isto é mais que mil vezes mais… (Os dados são da Folha de SP, em caderno especial de 6 de março 2013)..

Talvez os venezuelanos da classe popular, nas ruas, aos milhares, chorem por si mesmos, pois Chavez beneficiou o seu povo.

Vamos pensar juntos. Erradicar o analfabetismo. Multiplicar por 4 toda a riqueza produzida no país (PIB), e a sua distribuição. Diminuir a pobreza em 14% da população total, multiplicar por 1000 os investimentos sociais parecem bons índices… Concordam?

Há quem ache pouco. Nas redes sociais, as mãos mais à direita, descascaram a memória do líder morto. Não deixaram de recordar que pisoteou as instituições, com métodos discutíveis de exercício do poder. Mesmo assim foi 4 vezes eleito. E, segundo o embaixador brasileiro Rubens Ricúpero, experiente analista econômico e de política internacional, Chavez, post-mortem, fará seu sucessor. As fotos do cortejo fúnebre parecem confirmar a previsão.

Ironia do destino, na mesma semana em que Chavez se calou, o Rei da Espanha, Don Juan Carlos, famoso por tê-lo mandado calar a boca numa reunião latino-americana, saiu na capa do The New York Times por escândalo financeiro envolvendo seu genro, e declarações de uma princesa alemã – que seria sua amiga íntima. Leia Mais A leitura do post  Um escândalo real na Espanha sugere que há situações em que a morte é mais confortável do que a vida.

EXTRAÍDO DO SITE MARGARITA SEM CENSURA

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: