ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

dezembro 20, 2012

Política social de Lula é reconhecida no exterior, Por Jasson de Oliveira Andrade


“Constatou-se que as políticas sociais [de Lula], em vez de passivo, tornou-se um enorme ativo nacional.”
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um final de 2012 com bons e maus momentos.
Os maus momentos se iniciaram com a manchete do Estadão no início de dezembro: “Mensalão pagou despesa pessoal de Lula, diz Valério”. Esta notícia se baseou em um depoimento de Valério prestado em 24 de setembro à Procuradoria-Geral da República. O publicitário sustenta nesse depoimento ter estado pessoalmente no gabinete de Lula e que o ex-presidente, na conversa, deu aval ao mensalão. Sobre esta suposta conversa, a jornalista Cynara Menezes, da CartaCapital, na reportagem “Uma “delação” premiada”, constatou: “Derrapa, no entanto, na verossimilhança ao dizer que “subiu” da sala de José Dirceu, na Casa Civil, no quarto andar do Palácio do Planalto, para o gabinete do presidente, que ficava no terceiro”.
Quanto ao depoimento, o ex-procurador-geral Antonio Fernando de Souza, que denunciou os 40 réus do “mensalão”, portanto, insuspeito, declarou: “Este depoimento é baseado no “eu acho”, “eu vi”, “me disseram”. O Ministério Público não tem o que fazer, porque não tem documentos, não tem a data. Só tem a fala, sem indicação de como confirmar isso”. No entanto, segundo a Folha do dia 13 de dezembro, Valério afirmou ter entregado “provas” ao Ministério Público.
Outra manchete do Estadão: “Joaquim Barbosa “crê” que Lula tem de ser investigado”. Esta declaração poderá significar que as novas denúncias de Valério poderão ter prosseguimento em 2013, vésperas das eleições. Em vista disto, Mino Carta alerta: “Em curso contra Lula e Dilma, a Operação 2014”. Conseguirão? Agora não! O Datafolha publicou em 16 de dezembro a pesquisa em vários cenários da sucessão presidencial. No cenário 4, deu esse resultado: Lula, 56; Marina, 13; Joaquim Barbosa, 10 e Aécio Neves (PSDB), 9.
Um momento bom de Lula foi o apoio de oito governadores ao ex-presidente. Eles estiveram no dia 18/12/2012 em São Paulo a fim de prestar solidariedade a Lula por causa das acusações de Marcos Valério. O apoio foi organizado pelo governador Cid Gomes (PSB, Ceará) e contou, além da maioria dos governadores do PT e de Sérgio Cabral (PMDB-RJ), com a presença de Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL). O tucano declarou: “O Estado de Alagoas é muito grato à postura republicana, solidária e parceira que o presidente Lula teve para com o Estado”, acrescentando: “O presidente Lula tem um grande serviço prestado ao Brasil assim como teve o presidente Fernando Henrique Cardoso. Não é uma denúncia de um Marcos Valério que vem desmanchar o trabalho que foi feito.” Na Câmara Federal, deputados petistas e aliados também prestaram solidariedade ao ex-presidente.
Outro fato positivo para Lula foi publicado sem destaque pelo Estadão. Na reportagem “É mentira, diz Lula; PT acusa Valério de tentar “desesperadamente” reduzir pena”, o jornal dá essa notícia quase escondida: “Amanhã [13/12/2012], o ex-presidente [Lula] receberá um cheque de cerca R$ 215 mil do governo da Catalunha, como parte do prêmio que ganhou por conta de sua política social e crescimento justo”. Ao analisar essa política do ex-presidente, o economista Luís Nassif comentou: “Constatou-se que as políticas sociais [de Lula], em vez de passivo, tornou-se um enorme ativo nacional, na medida em que gerou um mercado de consumo dinâmico”. Essas políticas sociais são reconhecidas e elogiadas não só internamente (os resultados das pesquisas confirmam isto) como no exterior.
JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: