ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

novembro 1, 2012

CPI do Cachoeira ganha 48 dias para ouvir Policarpo

Filed under: WordPress — Tags:, , — Humberto @ 6:23 pm

CPMI do Cachoeira prorrogada: Falta agora convocar o depoimento do diretor de Veja
O relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), defendeu na quarta-feira (31) a prorrogação da CPI do Cachoeira por mais 48 dias em bora muitos parlamentares defendam um tempo maior. A leitura do requerimento ficou para a sessão desta quinta (1º), último prazo para os parlamentares tomarem uma decisão sobre o tempo de prorrogação, já que o encerramento dos trabalhos da comissão estava previsto para o dia 4 de novembro.
Um requerimento pedindo a prorrogação por 180 dias ainda dependia das assinaturas de 27 senadores (número já alcançado) e 171 deputados. Na reunião de quarta da CPI, a votação de 533 requerimentos constantes em pauta da comissão também foi adiada, a pedido do relator.
Entre os requerimentos, o mais importante é o que trata da convocação do diretor da sucursal de “Veja” em Brasília, Policarpo Jr., que foi flagrado pela operação Monte Carlo da Polícia Federal em negociações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, reveladas por inúmeras conversas telefônicas gravadas com autorização judicial. A convocação já foi discutida várias vezes e, apesar da reivindicação de alguns parlamentares favoráveis ao requerimento, a comissão jogou para avaliar mais adiante. O prazo de 48 dias é tempo suficiente para tomar o depoimento do diretor de Veja, sucursal Brasília.
A tendência era que a CPI seja prorrogada por 48 dias, pois o requerimento nesse sentido havia alcançado o número mínimo de assinaturas necessárias e, por isso, basta sua leitura em plenário. O processo de conferência de assinaturas impediu que isso ocorresse ainda na quarta. Lido o requerimento, os trabalhos devem seguir até 22 de dezembro, quando termina a sessão legislativa.
Parlamentares criticaram a tendência de acabar logo com os trabalhos da CPMI entre alguns colegas. O senador Pedro Taques (PDT/MT) não concordou com a prorrogação de 48 dias e afirmou que a comissão está “jogando o lixo para baixo do tapete”. O parlamentar é um dos que defendem novas quebras de sigilos bancários, fiscais e telefônicos.
O senador do Psol, Randolfe Rodrigues, também criticou o tempo de prorrogação “pois não há tempo de receber mais informações nem disposição para mais quebras de sigilo”.
O deputado Odair Cunha rebateu as críticas. Para ele, haveria enterro da CPI se o relatório não fosse finalizado. “Nós estamos fazendo uma investigação aprofundada no prazo que o Congresso Nacional nos deu, de seis meses. Essa prorrogação de 48 dias é necessária para uma discussão transparente de todos os pontos do relatório”, disse. ( HORA DO POVO )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: