ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

outubro 25, 2012

“Gravíssimo”: Equador alerta para a saúde de Assange

Filed under: WordPress — Tags:, , , , — Humberto @ 5:33 pm

O ministro dos Negócios Estrangeiros equatoriano, Ricardo Patiño, criticou esta quarta-feira o Reino Unido por causa da degradação do estado de saúde de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que refugiado na embaixada equatoriana em Londres, considerando o caso “gravíssimo”.
“Como o governo britânico não concedeu salvo-conduto, a saúde de Julian Assange começa a deteriorar-se”, afirmou Patiño durante uma entrevista de rádio, referindo-se à recusa de Londres em deixar partir o ativista ao qual o Equador deu asilo político, adianta a AFP.
“Isto é muito grave, porque nós supusemos que o Governo britânico defenderia e respeitaria os direitos humanos e as leis internacionais”, acrescentou. “Espero não ter que lamentar uma situação grave lá”, disse, admitindo não saber “exatamente” o estado de saúde de Assange.
Julian Assange, de 41 anos, está refugiado desde meados de junho na embaixada do Equador, em Londres, numa tentativa de evitar a sua extradição para a Suécia, onde é procurado por crimes de violação e agressão sexual. O Equador concedeu-lhe asilo mas Londres tem a intenção de aplicar o mandato de captura. Assange afirma que se for enviado para a Suécia corre o risco de ser extraditado para os Estados Unidos, onde poderá apanhar a pena de morte pela publicação, no WikiLeaks, de documentos secretos norte-americanos, diz a AFP.
Ontem, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador, Marco Albuja, disse, durante uma visita a Moscovo, que o fundador da ‘WikiLeaks’ estava “muito magro”. “Se ele ficar doente, terão duas alternativas: Tratar Assange na embaixada ou no hospital. Esta é uma situação muito grave e que pode afetar os direitos de Assange”, afirmou ao programa de rádio “Voz da Rússia”.
Questionado pela AFP, um porta-voz do Ministério Britânico dos Negócios Estrangeiros respondeu que o ‘Foreign Office’ não tinha sido informado do estado de saúde de Assange. ( DN )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: