ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

outubro 23, 2012

Caso Assange: embaixadora do Equador critica “império” britânico

Filed under: WordPress — Tags:, , — Humberto @ 6:21 pm

Ana Alban, embaixadora do Equador em Londres, acusou o Reino Unido de se comportar como se fosse um “império” dominante no mundo.
Em entrevista à rádio BBC, Ana Alban afirmou que a ameaça feita pelo Reino Unido, em agosto, pouco antes de o Equador dar asilo a Julian Assange foi o “maior erro” cometido desde que ela se tornou embaixadora, diz o site do jornal australiano ‘Herald Sun’.
“Eles estavam a tentar mostrar a este pequeno país”, que é o Equador, “que o Reino Unido é ainda um império e que nós devemos agir com prudência durante a nossa estada aqui”, informa a AFP.
A embaixadora disse ter sido apanhada de surpresa pelo pedido de asilo de Assange e que as suas primeiras preocupações foram de ordem prática. Por exemplo: saber onde encontrar roupa de cama para o fundador da WikiLeaks, diz a AFP.
Julian Assange, de 41 anos, está refugiado desde meados de junho na embaixada do Equador, em Londres, numa tentativa de evitar a sua extradição para a Suécia, onde é procurado por crimes de violação e agressão sexual. O Equador concedeu-lhe asilo mas Londres tem a intenção de aplicar o mandato de prisão sueco. As negociações entre os dois países ainda não chegaram a nenhuma conclusão, adianta a AFP.
Assange afirma que se for enviado para a Suécia corre o risco de ser extraditado para os Estados Unidos, onde poderá apanhar a pena de morte pela publicação, no WikiLeaks, de documentos secretos norte-americanos, diz a AFP. ( DN )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: