ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

outubro 5, 2012

Levantamento aponta relação de incêndios em favelas com Operações Urbanas em SP

Filed under: WordPress — Tags:, , — Humberto @ 7:40 pm

As suspeitas dos moradores das favelas e dos movimentos sociais sobre a relação dos incêndios ocorridos no último período com a especulação imobiliária, tomam, cada vez mais, consistência
Um levantamento produzido pela Rede Brasil Atual, com dados fornecidos a da Defesa Civil de São Paulo e pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), aponta que as áreas onde ocorreram parte dos incêndios são as mesmas que estão sendo cedidas às chamadas “Operações Urbanas”, onde regiões são destinadas à construção de mega-empreendimentos imobiliários destinados à especulação.
O levantamento retrata que “as favelas da capital paulista que sofreram incêndios nos últimos anos estão concentradas nos perímetros das chamadas operações urbanas projetadas pela prefeitura, sejam as já iniciadas ou as ainda em planejamento”.
A Emplasa cedeu o traçado georreferenciado das operações urbanas previstas no Plano Diretor da cidade. Dos 103 endereços em favelas onde houve incêndio que constam no documento entregue pela Defesa Civil para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Incêndios em Favelas da Câmara Municipal 89 estão georreferenciados como mostra o mapa.
O mapa mostra ainda um alto índice de “coincidências” quando reparamos nas regiões da Faria Lima e Águas Espraiadas por serem regiões de alto valor aquisitivo, que sofrem como nunca com a especulação e concentrarem grande número de incêndios.
Algumas das “operações” ainda não iniciadas na Lapa-Brás, Rio Verde-Jacu e Mooca-Vila Carioca, mas já licenciadas em 2011 também contam com elevado número de incêndios.
A diretora executiva do Movimento Defenda São Paulo, Lucila Lacreta estranhou essas coincidências, “Nós nos perguntamos por que ocorrem mais incêndios em áreas mais valorizadas e menos na periferia, sendo que as favelas da periferia são muito maiores? Será que as das áreas valorizadas têm mais risco de incêndio? Eu não vejo essa correlação”.
O coordenador estadual da Central de Movimentos Populares, Raimundo Bonfim, afirma que as operações urbanas, na teoria, são instrumentos para realizar ações em áreas degradadas e recuperá-las e construir moradias para o povo e não para empresários lucrarem. Mas, diz o ativista, em São Paulo tem funcionado ao contrário. “Pegam determinadas áreas para fazer especulação imobiliária e ‘limpar’ moradores de baixa renda para construir grandes obras ou para favorecer o mercado imobiliário”. ( HORA DO POVO )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: