ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

setembro 13, 2012

Hugo Chávez ressaltou “longo caminho da Venezuela para se distanciar da guerra civil”

Filed under: WordPress — Tags:, , , — Humberto @ 7:26 pm

Chávez ressaltou o “longo caminho de 20 anos para garantir a paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento econômico” desde que assumiu a presidência. Um caminho que “distanciou a Venezuela da guerra civil”, prosseguiu. Os protestos contra a crescente desigualdade social, antes da chegada de Chávez à presidência, haviam levado a gigantescos concentrações em Caracas (denominadas de Caracazos). Após a maior delas, em 28 de fevereiro de 1989, o então presidente, Andrés Perez, ordenou uma repressão que chacinou cerca de 3 mil venezuelanos nos bairros populares da capital. Foi esse país conflagrado que Chávez pacificou através da elevação de salários, crescimento e programas sociais.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou durante comício, diante de milhares de pessoas no Estado de Miranda, que sua candidatura à reeleição representa “a garantia de paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento econômico” e exortou a todos a irem às urnas no dia 7 de outubro para “derrotar o candidato do fascismo, que representa a guerra civil”.
A citação ao risco da violência veio acompanhada de cifras contundentes: durante a gestão de Capriles como governador de Miranda, em apenas quatro anos (2008-2012), o índice de homicídios aumentou de 53 para 78 por cada 100.000 habitantes.
“Vejam bem, até aos ricos convêm a vitória de Chávez. Pensem. A eles, para que serve uma guerra civil? Isso não convêm a ninguém, somente à extrema direita fascista encarnada pelo medíocre”, alertou o presidente, reduzindo o candidato opositor, Henrique Capriles, a seu real significado. “Até aos ricaços, que gostam de tranquilidade, interessa a vitória de Chávez e os convido para que votem em nós”, acrescentou.
O líder bolivariano lembrou que a classe média estava praticamente desaparecida nos anos 90, como consequência do pacotaço neoliberal implantado pelo ex-presidente Carlos Andrés Pérez, que “implicou na liberalização de preços, eliminação de subsídios aos produtos básicos e privatização das empresas públicas”. ( HORA DO POVO )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: