ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

setembro 8, 2012

Colômbia: afastado juiz que investigava militares e milícias paramilitares de extrema-direita

Filed under: WordPress — Tags:, , , — Humberto @ 7:37 pm

A demissão de um juiz que investigava as cumplicidades entre os militares colombianos e as milícias paramilitares de extrema-direita faz recear o atraso do inquérito, afirmou na sexta-feira o Observatório de Direitos Humanos (HRW, na sigla em inglês).
Ivan Velásquez apresentou a sua demissão esta semana, depois de ter sido afastado pelo Supremo Tribunal de um grupo de magistrados especializados nas questões “parapolíticas”, noticia a AFP.
“Parece difícil que o ritmo da investigação se mantenha, quando o magistrado principal, o que conhece melhor os assuntos e enfrentou com coragem e integridade fortes poderes, sai da frente”, deplorou o diretor do HRW para as Américas, José Miguel Vivanco.
O Supremo Tribunal da Colômbia refutou qualquer abrandamento nos inquéritos e ameaçou processar, por injúrias, os jornalistas que critiquem aquela decisão, que causou uma forte emoção na opinião pública.
“Todos os olhos vão estar virados para o Supremo Tribunal e os avanços nas investigações”, sublinhou o responsável regional da HWR, organização não-governamental baseada em Nova Iorque.
“Quando se nomeia um magistrado especial, é preciso manter essa posição até ao fim do inquérito”, insistiu.
Em 2008, o juiz Velásquez, em plena investigação sobre a “parapolítica” tinha sido alvo de escutas ilegais e objeto de ameaças.
Cerca de uma centena de congressistas, entre os quais dois ex-presidentes do Congresso, foram postos em causa pelas suas ligações com as milícias de extrema-direita, criadas nos anos 80 para lutar contra as guerrilhas de extrema-esquerda e responsabilizadas por numerosos massacres de civis.
Depois da desmobilização destas milícias, entre 2003 e 2006, os seus membros beneficiaram de uma amnistia parcial, no quadro de uma lei de reconciliação, votada sob a Presidência de Álvaro Uribe, que esteve no cargo entre 2002 e 2010.  ( DN )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: