ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

maio 18, 2012

EUA “coordena” entrega de armas a mercenários na Síria, diz Washington Post

Filed under: WordPress — Tags:, , , — Humberto @ 4:36 pm

Reportagem do insuspeito, neste assunto, “The Washington Post” desmente a versão oficial do Pentágono de que não estaria passando armas para os mercenários na Síria. O jornal informa que o governo dos EUA está enviando através de países do Golfo Pérsico armamentos pesados e modernos para a “oposição” na Síria, que há 14 meses tenta derrubar o governo do país. A matéria publicada na quarta-feira (16) atribui a informação a funcionários do governo norte-americano e a elementos que atuam na Síria e assinala que os EUA “coordenam” a entrega de armas.
As principais portas de entrada dos armamentos são as fronteiras com a Turquia e com o Líbano, assinala o WP, apontando que os canais usados para realizar essa operação seriam os governos da Arábia Saudita e do Catar.
O envio de armas e munição tem se intensificado nas últimas semanas, período em que entrou em vigor um plano de paz negociado pelo ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, com autorização do Conselho de Segurança da ONU.
O armamento fornecido aos mercenários seria a causa do aumento da violência nas últimas semanas, após o Exército sírio ter avançado no controle sobre a situação, em meio à aplicação do plano de Annan.
Não é a primeira vez que o apoio estrangeiro aos opositores sírios, em especial por parte dos Estados Unidos, é revelado. Um despacho da diplomacia americana publicado pelo Wikileaks, mostrou que desde o início do governo Bush, os EUA financiam atividades ilegais no país por meio de uma campanha chamada “Anunciando a Democracia na Síria”.
A interferência estrangeira no conflito sírio também já foi criticada publicamente pelo governo da Rússia que, ao lado da China barrou a aprovação de resoluções contra o país no Conselho de Segurança da ONU. O governo russo afirmou que a situação na Síria não pode ter um desfecho semelhante ao ocorrido na Líbia, quando potências ocidentais bombardearam o país para depor o líder Muamar Kadafi. ( HORA DO POVO )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: