ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

maio 4, 2012

Peruanas acusam ex-presidente Fujimori de esterilizá-las à força


Movimento das Mulheres Afectadas Pelas Esterilizações em Cuzco entrega dossiê com provas
O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, que cumpre pena de prisão por corrupção, enfrenta uma nova e grave acusação. Mulheres da região de Cuzco acusam o ex-chefe de estado de tê-las forçado a fazerem cirurgia para se tornarem estéreis.
Reunidas no Movimento das Mulheres Afectadas Pelas Esterilizações em Cuzco, as alegadas vítimas há muitos anos lutam pelo reconhecimento da violência que sofreram. Depois de há 10 anos, quando as primeiras denúncias surgiram, as autoridades não terem dado muita atenção ao caso, voltaram agora à carga e instauraram uma acção na justiça contra o ex-presidente.
Com o apoio da deputada Hilaria Supa, que faz parte da base de apoio do novo presidente do país, Olanta Umala, as mulheres reuniram um dossiê, com cerca de 3000 páginas, que entregaram à justiça. Segundo o movimento, nessa pasta estão reunidas provas dos crimes atribuídos a Fujimori.
As signatárias da acção afirmam que, entre as 300 mil mulheres que se submeteram a cirurgias de esterilização entre os anos de 1996 e 2000, durante acções nesse sentido promovidas pelo governo de Fujimori, pelo menos 2074 foram forçadas. Essas mulheres, todas de comunidades muito pobres, não aceitaram a proposta governamental e recusaram fazer a cirugia que as impediria de ter filhos, mas, garante o movimento, foram submetidas à esterilização à força por homens de Fujimori. ( CM )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: