ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

abril 26, 2012

Aprovação de Dilma: 64%, Por Jasson de Oliveira Andrade

Filed under: WordPress — Tags:, , , — Humberto @ 6:13 pm

O analista político José Roberto de Toledo, em artigo publicado no Estadão, constatou: “Nos seminários, artigos e entrevistas com líderes do PSDB nunca se admite que houve algo positivamente diferente na gestão dos adversários petistas. Foi apenas a continuidade do modelo tucano em uma circunstância internacional mais favorável. Em suma, o sucesso alheio é mero acaso. Enquanto persistir nessa lenga-lenga, a oposição dificilmente sairá de onde está”. Adiante o analista afirma: “Quando Fernando Henrique Cardoso deixou a Presidência, as operações de crédito para a pessoa física era 5% do PIB (Produto Interno Bruto). Desde então, cresceram mais de três vezes em proporção a tudo o que o Brasil produz de bens e serviços ao longo de um ano. O Brasil entrou no maravilhoso mundo do gastar por conta e a oposição não percebeu, ou pelo menos não admitiu”. José Roberto de Toledo conclui que “não dá para a oposição esperar sentada até que a sorte internacional do governo Dilma mude”. Ele fez essa análise em novembro de 2011. Neste início de 2012, a situação internacional é ruim. Na Europa a população sai às ruas para reivindicar mais empregos. No Brasil, graças às medidas do governo Dilma, a situação está bem melhor. A população brasileira, em menor número, sai às ruas para protestar contra a corrupção, uns apresentando o mal feito dos outros, sem olhar os seus. Na economia, nenhuma reivindicação. Por tudo isto, não foi surpresa que a aprovação da presidenta Dilma tenha sido recorde na última pesquisa do Datafolha, publicada na Folha de 22 de abril.
O jornalista Fernando Rodrigues, em análise publicada na Folha de 22/4, comenta: “O governo da petista é avaliado como ótimo ou bom por 64% dos brasileiros, contra 59% em janeiro. (…) Trata-se de um recorde sob dois aspectos: é a mais alta taxa obtida por Dilma desde a sua posse, em 1º de janeiro de 2011, e é também a maior aprovação presidencial com um ano e três meses de mandato em todas as pesquisas até hoje feitas pelo Datafolha”. Adiante o jornalista constatou: “A comparação com os dois últimos presidentes é muito favorável a Dilma e seus 64% de aprovação. Nesta época, em seu primeiro mandato, Lula tinha 38%. O tucano Fernando Henrique Cardoso tinha ainda menos, só 30%”. Fernando Rodrigues chegou a essa surpreendente constatação: “Grupos socioeconômicos nos quais Dilma não ia tão bem agora mostraram forte reação. É o caso dos brasileiros com renda familiar acima de dez salários mínimos. A petista subiu 17 pontos nesse grupo, passando de 53% para 70%”.
Qual foi o motivo dessa aprovação recorde do governo Dilma? Talvez a explicação esteja nessa informação do jornalista Fernando Rodrigues: “O atual levantamento foi feito já sob o impacto da queda da taxa de juros de bancos [primeiro dos estatais e posteriormente os outros banco também seguiram essa tendência, como pediu a presidenta] e da redução da taxa básica de juros do país, que passou de 9,75% para 9%”. Esta constatação confirma a análise de José Roberto de Toledo: “O Brasil entrou no maravilhoso mundo do gastar por conta e a oposição não percebeu, ou pelo menos não admitiu”.
JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu
Abril de 2012

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: