ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

abril 5, 2012

Suicídio público de reformado por causa da crise revolta a Grécia. “Não vou pegar comida no lixo”, desabafou suicida em bilhete.

Filed under: WordPress — Tags:, , , , — Humberto @ 6:03 pm

O suicídio de um reformado grego, que se matou por causa da crise, originou uma onda de indignação e revolta na Grécia. No bilhete que deixou, o homem acusa o Governo de “aniquilar qualquer esperança de sobrevivência”.
“Sou reformado. Não posso viver nestas condições. Recuso-me a procurar comida no lixo. Por isso, decidi por termo à minha vida”, explica o reformado grego, no bilhete que foi encontrado no bolso das calças.
Matou-se com um tiro, a poucos metros do Parlamento grego, em plena hora de ponta, pouco antes das 9 horas de quarta feira. Um suicídio público que desatou uma onda de cólera e dor.
No mesmo bilhete, o reformado acusa o Governo de, com as medidas de austeridade, “aniquilar qualquer esperança de sobrevivência”.
“Acredito mesmo que os jovens sem futuro qualquer dia pegarão em armas e, na Praça Sintagma, apanharão os traidores da nação, como fizeram os italianos com Mussolini, em 1945”, escreve o antigo farmacêutico, para quem o equivalente do fascista italiano é o “Governo de ocupação de Atenas”.
O movimento dos Indignados grego convocou uma manifestação, frente ao Parlamento, sob o lema “não nos acostumaremos a estas mortes”. O protesto acabou já na madrugada desta quinta-feira, com confrontos entre polícias e manifestantes.
Desde o início de 2010, os reformados sofreram cortes de 15% nas pensões. As reformas acima dos 1200 euros sofreram um corte adicional em 20%.
Apesar de os suicídios terem aumentado 40% desde o início da crise, não há nenhum dado que relacione estes dados com a crise.
“Há gente que está a passar fome”, contou uma mulher também reformada, junto ao local do suicídio. “Conheço famílias que não têm sequer dinheiro para comprar leite para os seus filhos”. ( JN )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: