ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

fevereiro 13, 2012

Oscar Niemeyer e o Sambódromo, Por Jasson de Oliveira Andrade


Oscar Niemeyer [ foto, acima ] é um dos maiores arquitetos brasileiros, senão o maior, de renome internacional. Atualmente, com 104 anos, ainda se encontra na ativa. Em sua vitoriosa trajetória, existem obras no Brasil, como em Brasília a pedido de Juscelino, e também em outros países. No entanto, em minha opinião, a sua obra mais popular é o Sambódromo, a “passarela do samba”, que ele desenhou em 1984. Entretanto, por motivo alheio à sua vontade, o desenho precisou ser modificado. Segundo reportagem de Clarissa Thomé, no Estadão de 9/2/2012, “quando desenhou o sambódromo, em 1984, Niemeyer esbarrou em um problema: a enorme fábrica da Brahma, que ainda funcionava, instalada próximo do que seria o lado par da avenida. Aquele trecho não tinha arquibancadas, apenas camarotes. O resultado foi um visual desequilibrado, que persistiu por quase três décadas”. Agora, sem o empecilho daquele prédio, o Sambódromo foi remodelado e voltou ao desenho de 1984.
No dia 8 de fevereiro, o arquiteto foi visitar a obra remodelada. Eduardo Paes (PMDB), prefeito do Rio, declarou: “Niemeyer ficou fascinado (com as mudanças feitas no sambódromo carioca após demolição da fábrica da Brahma). Isso aqui é o grande palco dessa manifestação popular fantástica que é o carnaval. Ele montou esse palco há quase 30 anos. O sonho de uma grande festa popular se completa agora”. Apesar de seus 104 anos, ele quis fiscalizar a nova obra. Esta atitude foi elogiada pelo secretário de Urbanismo do Rio de Janeiro, Sérgio Dias: “Niemeyer fez questão de vir e queria ver a obra antes da inauguração. É um exagero do profissionalismo. Ele enfrentou o sol, o calor, para ver o resultado de um trabalho. É um exemplo que deveria ser seguido por todos os profissionais”. Já o arquiteto declarou: “Essa obra não é só minha. É de um grupo que trabalha comigo. Estou muito contente em ver um trabalho como esse. Estou entusiasmado”.
A jornalista fez um resumo histórico do Sambódromo, que é importante recordar: “A idéia do sambódromo [com escola] foi do antropólogo Darcy Ribeiro. Oscar Niemeyer fez o projeto a pedido do então governador Leonel Brizola”. Darcy Ribeiro e Brizola são personalidades históricas que não podem ser esquecidos, não apenas por essa obra apenas, mas também por outras.
JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu
Fevereiro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: