ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

fevereiro 10, 2012

The Washington Post: Após retirar as tropas do Iraque e Afeganistão, EUA manterá “presença clandestina”

Filed under: WordPress — Tags:, , , , — Humberto @ 3:05 pm

Funcionários do governo dos Estados Unidos declararam ao jornal The Washington Post que o país passará a ter uma “presença clandestina” no Afeganistão e no Iraque, utilizando-se de espiões e forças de operações especiais, após a retirada das tropas convencionais de ambos países.
Conforme o jornal, a “medida” é parte de um plano do presidente Barack Obama para manter a presença militar nos dois países. Acrescenta ainda que os postos da CIA (Agência Central de Inteligência) em Bagdá e Kabul seguirão sendo, durante os próximos anos, as maiores da agência no estrangeiro, sem o que não conseguiria enfrentar a “insurgência”.
William McRaven, comandante da tropa de “Operações Especiais” que dirigiu o ataque que assassinou Osama Bin Laden, afirmou não ter “dúvidas de que as forças de Operações Especiais serão as últimas a abandonar o Afeganistão (…) Fomos os primeiros que entramos”.
De acordo com The Washington Post, funcionários estadunidenses disseram que em alguns casos as equipes da CIA e das “Operações Especiais” poderiam dividir o território para atacar seus objetivos.
Forças da CIA foram os primeiros efetivos militares dos EUA a entrar no Afeganistão após os atentados de 11 de setembro de 2001, antes da chegada das tropas convencionais em outubro daquele ano. O jornal sustenta que a “presença clandestina” das tropas norte-americanas continuará até 2014.
A invasão militar do Afeganistão começou em outubro de 2001 a pretexto de “proteger a população civil” e sob o argumento de responder ao atentado às Torres Gêmeas em Nova Iorque e ao Pentágono em Washington. Desde então, dezenas de milhares de civis foram assassinados e, oficialmente, mais de dois mil soldados estadunidenses perderam a vida.
No Iraque, centenas de milhares de pessoas foram mortas de março de 2003 até o dia 18 de dezembro de 2011, data em que o Pentágono declarou “concluída” a retirada de suas tropas do Iraque. Continuam no país árabe “apenas” 16 mil mercenários armados. ( HORA DO POVO )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: