ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

dezembro 9, 2011

Irão apresenta queixa na ONU contra os EUA por violação de espaço aéreo

Filed under: WordPress — Tags:, , , , — Humberto @ 7:35 pm

Drone americano terá entrado 250 km no território
O aparelho caiu “bem dentro” da região ocidental do Irão e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ali Akbar Salehi, disse que o incidente sugere que Washington aumentou, nos últimos meses, “as suas acções de provocação” e as suas “missões secretas”. Segundo apurou a AFP, o avião penetrou 250 quilómetros no espaço aéreo iraniano.
Numa carta entregue à embaixadora da Suíça, Livia Leu Agosti – este país media as questões entre Washington e Teerão devido à ausência de relações diplomáticas entre os dois – Teerão considera “o Governo americano toralmente responsável pelo incidente”, que diz violar “todas as leis e regulamentos internacionais”.
Já na queixa formal, enviada ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o Governo do Irão pede que a organização condene as “acções secretas” americanas e considera a incursão do aparelho (um “drone”) “um acto hostil”, “um acto de agressão e uma violação”.
“O Irão protesta pela violação do seu espaço aéreo por um avião espião RQ-170, que entrou bem dento do seu território”, diz a queixa, citada pela televisão Al-Jazira. Os iranianos pedem “uma resposta urgente” a esta queixa e “uma compensação por parte do Governo dos EUA”.
Em Washington, as autoridades políticas e militares fizeram saber apenas que poderia tratar-se de um aparelho que desapareceu dos radares quando voava “próximo” da fronteira ocidental do Irão. Os media americanos, por seu lado, adiantaram que o despenhamento do “drone” se deveu, “provavelmente”, a uma avaria.
O RQ-170 Sentinel é um aparelho que voa a grande altitude. Não é tripulado e não tem armas. É um avião de reconhecimento cuja existência só foi conhecida em 2009 (surgiram notícias nas revistas especializadas em armamento e defesa); no ano seguinte a Força Aérea americana confirmou ter estes aparelhos.
A televisão estatal iraniana informou que o “drone” foi capturado em bom estado e com poucos danos visíveis. O responsável pela divisão aérea da Guarda Revolucionária, o general Ami Ali Hajizadeh, disse que o avião foi detectado e abatido através de uma “emboscada electrónica” (um ciberataque) que causou danos mínimos ao aparelho. “Foi derrubado numa operação conjunta entre a Guarda Revolucionária e o Exército regular” disse o general. ( Publico.PT )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: