ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

outubro 25, 2011

Estudo mostra que tarifas bancárias brasileiras são das mais baixas do mundo (!!!), quase dinheiro de pinga.

Filed under: WordPress — Tags:, , , — Humberto @ 3:32 pm

Essa foi publicada na edição de Setembro ( 162 ) da revista CONSUMIDOR MODERNO sob o título “Tarifas sem mitos“. O tom da matéria é tão simpático aos bancos que me pergunto o que a palavra “consumidor” está fazendo no nome da revista:
Estudo da Accenture revela com exclusividade que as tarifas praticadas no país estão entre as menores do planeta
Pesquisa inédita e exclusiva realizada pela Accenture em mais de 15 (!!?) países aponta que os valores dos serviços bancários cobrados no Brasil estão entre as mais baixas do mundo.”
Dei uma pesquisada no site da revista e eles disponibilizaram um trecho da matéria. Ei-lo:
Ao contrário do que diz a voz corrente, os lucros bilionários dos bancos no Brasil não estão ancorados nas tarifas que praticam [ Nota do Blog: Deve ser verdade. Provavelmente estão ancorados na especulação com títulos da dívida do governo remunerada pela taxa de juros estabelecida pelo Copom ou coisas desse gênero, além de baixo pagamento de impostos. Sei lá, é só uma suposição minha, um leigo ]. Outro argumento, sem fundamento, é de que o custo dos serviços cobrados pelas instituições financeiras que atuam no País é abusivo. É o que mostra pesquisa inédita e exclusiva “Conveniência, Credibilidade e Competitividade: A Nova Receita de Serviços para o Setor Bancário”, realizada pela consultoria Accenture a pedido da Consumidor Moderno.
De fato, o segmento foi o que mais lucrou no primeiro semestre deste ano entre empresas com ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). De acordo com a consultoria Economatica, o resultado líquido das instituições financeiras chegou a R$ 24,9 bilhões, alta de 19% em relação a igual período do ano passado, quando contabilizaram ganhos de R$ 21 bilhões. O valor neste ano é quase cinco vezes maior do que o de todas as empresas da área de telecomunicações e cerca de dez vezes acima do alcançado pelo segmento de construção. Mas você colocaria seu dinheiro nas mãos de alguma instituição que tivesse prejuízo? “Os bancos lucram mais, pois há pouca concorrência nesse mercado [ grifo nosso, que lembramos ter lido alguma coisa no passado, não sei se no caderno “Mercado” da Folha ou no Valor Econômico, revelando a alta concentração bancária no país ] e um amplo número de clientes. Um sistema bancário com grande rivalidade aumentaria o risco de atuação do setor e isso seria péssimo para toda a sociedade. Além disso, o sistema financeiro vive de outras fontes de recursos que não são tarifas”, defende José Ricardo da Costa e Silva, professor do IBMEC de Brasília (DF).
Para continuar lendo digite o código do assinante” ( Ihh, aqui ferrou! )

Como eu sou amigo do jornaleiro, ele deixou eu copiar isso aqui da revista: um sujeito chamado Luís Simões Gouveia, apontou razões para o “mito de que os bancos brasileiros são vilões”, das quais pincei dois motivos: temos o spread bancário mais alto do mundo ( Bra-zil-zil-zil! ) e uma taxa de juros elevada ( Co-pom-pom-pom! ).
Bom, gostei da parte em que diz “ao contrário do que diz a voz corrente”, pois mostra disposição em confrontar o que eles consideram um “mito”. Dessa forma, eles também poderão estar igualmente dispostos quando forem confrontados por “vozes não-correntes” argüindo que a carga tributária brasileira não é o maior pesadelo do Universo, ao contrário do que a “voz corrente” repete ad nauseam. Se é ou não, eu não sei, mas adoro ser do contra. Paguem o que os bancos cobram e fiquem de bico fechado! Chega de ficar repetindo clichês!

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: