ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

setembro 17, 2011

Anvisa divulga alerta e senadores querem que “Veja” explique o seu lobby por medicamento suspeito


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota, alertando para os perigos do uso do medicamento Victoza, que reportagem de capa da última edição de “Veja”, intitulada “Parece Milagre” [ acima ], alardeia como altamente eficaz no tratamento da obesidade. A Anvisa esclareceu que o Victoza, aprovado em março de 2010 para o tratamento de diabetes tipo 2, “não é indicado para emagrecimento”.
O órgão ressaltou que a única indicação aprovada para o medicamento é como agente anti-diabético e advertiu que seu uso para qualquer outra finalidade “caracteriza elevado risco sanitário para a saúde da população”. “Não foram apresentados à Anvisa estudos que comprovem qualquer grau de eficácia ou segurança do uso do produto Victoza para redução de peso e tratamento da obesidade”, frisou. O Victoza é do laboratório Novo Nordisk, com sede na Dinamarca. No Brasil desde 1990, o Nordisk comprou em 2002 o laboratório Biobrás, único produtor nacional de insulina.
A Agência enumerou como eventos adversos associados ao medicamento, que, de acordo com “Veja”, oferece “brandos e passageiros efeitos colaterais”, a ocorrência de hipoglicemia, dores de cabeça, náusea e diarréia, além de outros riscos como pancreatite, desidratação e alteração da função renal e da tireóide.
“É preciso que haja uma investigação profunda em relação a matérias publicadas na imprensa”, afirmou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), anunciando que vai encaminhar requerimentos à revista Veja, para que explique as motivações da matéria. Ela sublinhou que publicações meramente publicitárias, “em vez de ajudar a população brasileira, o sistema de saúde, podem trazer grandes prejuízos”.
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) também condenou a reportagem, ressaltando que o remédio foi a “coqueluche das farmácias” nos últimos dias. Ele sugeriu a realização de uma audiência pública sobre o tema, advertindo que as pessoas influenciadas por esse ‘milagre’, podem não tomar conhecimento do alerta da Anvisa.
Pelo lado da oposição (PSDB e Dem), até o momento seus líderes não se pronunciaram se vão pedir uma CPI para apurar o escândalo ou não.
( HORA DO POVO )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: