ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

setembro 1, 2011

Escândalo Sarkozy-L’Oreal: Serviços secretos espiaram jornalista do “Le Monde”

Filed under: WordPress — Tags:, , , , — Humberto @ 8:02 pm

O diário “Le Monde” acusou os serviços secretos franceses de terem violado a lei da protecção de fontes ao espiar um dos seus jornalistas na sequência do escândalo conhecido como “caso Bettencourt“.
Segundo o diário francês, o serviço de “contraespionagem pediu a facturação detalhada do telemóvel de Gérard Davet, que fez revelações incómodas para o Governo, segundo se depreende de uma investigação judicial iniciada em Maio”.
O ministro do Interior, Claude Guéant, admitiu esta quinta-feira terem sido efectuadas “localizações telefónicas” mas sem detalhar quem foi o alvo dessas acções.
O caso remonta ao Verão do ano passado, quando o “caso Bettencourt” estava no auge. Surgiram então revelações quase diárias na imprensa francesa sobre as investigações judiciais em torno da gestão da fortuna de Lilianne Bettencourt, a dona da l’Oréal, que implicavam o Governo com suspeitas de financiamento político ilegal e de evasão fiscal.
No centro das acusações estava o então ministro do Trabalho, Eric Woerth, que acabaria por se demitir na sequência do escândalo, em Novembro de 2010.
Em 18 de Julho de 2010, Gérard Davet publicou o conteúdo das declarações à Polícia de Philippe de Maistre, o gestor da fortuna Bettencourt, em que se percebia um eventual conflito de interesses de Woerth.
David Sénat, assessor do gabinete da ministra da Justiça, Michèle Alliot-Marie, teve que se demitir na sequência da suspeita de que teria sido a fonte de Davet.
O jornal e o jornalista interpuseram um processo por violação da lei de protecção das fontes. Na sequência desse processo, as autoridades admitiram ter controlado as chamadas telefónicas do assessor mas não do jornalista. ( JN.PT )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: