ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

agosto 18, 2011

“Articulistas” da ‘Folha’, ‘Globo’ e ‘Estadão’ são informantes dos EUA, diz Wikileaks ( Hora do Povo )

Filed under: WordPress — Tags:, , , , — Humberto @ 7:02 pm

Novos documentos vazados pelo WikiLeaks trazem à tona detalhes e provas da estreita relação dos monopólios de mídia no Brasil com os Estados Unidos. Vários comunicados oficiais sigilosos revelam encontros de membros do corpo diplomático com diversos jornalistas e representantes de grandes grupos midiáticos.
Um despacho diplomático de 2005, por exemplo, assinado pelo então cônsul de São Paulo, Patrick Dennis Duddy, narra o encontro em Porto Alegre do então embaixador John Danilovich com representantes do grupo RBS, afiliado à Rede Globo, que é descrito como “o maior grupo regional de comunicação da América Latina”.
Um dos pontos mais curiosos do relato diz respeito a uma entrevista concedida por Danilovich a veículos da RBS. “O embaixador teve um almoço ‘off the record’ (cujo teor da conversa não pode ser divulgado) com a direção editorial do grupo RBS”.
Outro despacho de 2005 descreve um encontro entre Danilovich e líderes da comunidade judaica da capital paulista, dois meses antes da Cúpula América do Sul-Países Árabes daquele ano, em Brasília, que teve a presença de Abraham Goldstein, presidente da B’nai Brith do Brasil, e Henry Sobel, rabino chefe da maior sinagoga paulistana. A conversa foi sobre uma campanha pró-sionista, na qual o jornal “O Estado de S. Paulo” se prontificou a ajudar, prometendo uma cobertura “positiva” para Israel.
Nos documentos, também há relatos de reuniões com os considerados “articulistas” da mídia. Carlos Eduardo Lins da Silva, ex-ombudsman da “Folha de S.Paulo”, participou de quatro encontros com diplomatas descritos nos telegramas. Os despachos diplomáticos citam ainda três encontros de William Waack, apresentador do Jornal da Globo, com emissários da administração dos EUA.
Segundo os telegramas, o repórter especial de política da “Folha” e autor do blog UolPolítica, Fernando Rodrigues, teve pelo menos duas conversas com o assessor político da embaixada dos Estados Unidos.
( HORA DO POVO )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: