ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

agosto 2, 2011

The New Yorker: EUA nunca quiseram deter Bin Laden, só matar

Filed under: WordPress — Tags:, , , , , , — Humberto @ 7:49 pm

O comando norte-americano que acabou com a vida de Usama bin Laden em Maio, não tinha como objectivo deter o líder da Al-Qaida, mas sim matá-lo, indicam novos detalhes da operação revelados pela revista The New Yorker.
“Nunca esteve em causa se se devia deter. Não foi uma decisão tomada numa fração de segundo. Ninguém queria detidos”, afirmou um responsável das operações especiais à revista que publica esta semana um relato pormenorizado da Operação Gerónimo que terminou com a morte do líder da Al-Qaida.
A versão oficial da administração americana sempre sublinhou que a operação desencadeada no Paquistão tinha como missão capturar Bin Laden, mas o terrorista terá oferecido resistência e por isso foi aberto fogo contra ele, como explicou diversas vezes o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.
Bin Laden morreu com dois tiros, um no tronco e outro na cabeça, de um dos soldados das operações especiais que participou na missão e que depois de comprovar que o terrorista tinha sido abatido informou via rádio o comando da missão utilizando a linguagem código “Gerónimo E.K.I.A”, acrónimo em inglês de “inimigo morto em combate”.
A operação de 40 minutos decorreu numa vivenda de Abbottabad, a 50 quilómetros de Islamabad, tendo os soldados chegado ao complexo a bordo de dois helicópteros Black Hawk.
Além de Bin Landen foi ainda morto um dos filhos do homem até então o mais procurado do mundo, e uma das mulheres do líder da Al-Qaida ficou ferida numa perna. ( JN )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: