ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

junho 13, 2011

Queda de Palocci favoreceu o PMDB, Por Jasson de Oliveira Andrade


Procuro no texto mostrar alguns aspectos pouco explorados pelos analistas políticos. O “caso” Palocci poderá sair da mídia e do Congresso em poucos dias. Como ocorreu com Renan e Sarney. É como age a imprensa escrita e falada, bem como com os oposicionistas. Neste caso, só o DEM! A posição do Serra me surpreendeu, embora o que venha dele não me surpreenda mais! Na foto, procurei tirar Palocci e dar destaque à Senadora Gleisi Hoffman. Vamos agora esperar os dias passarem e depois voltarei ao assunto, caso a média e a oposição realmente esqueçam o Palocci.
JASSON

A “Dilma de Dilma” terá o mesmo sucesso que teve a Dilma de Lula?

Antes de entrar no assunto desse artigo (exoneração do ministro da Casa Civil), devo dizer que não “morro de amores” pelo político Palocci. Quando, em 2006, ele foi acusado de quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo, escrevi artigo, criticando-o. Hoje estranho a campanha que lhe moveu a mídia, principalmente a Folha. Vou explicar o motivo.
Uma pergunta que me faço e que não encontrei resposta. Por que a Folha de S. Paulo revelou que o patrimônio do ministro aumentou 20 vezes entre 2006 e 2010? Tudo indica que o jornal já conhecia esse fato no final do ano passado. Se tivesse revelado naquela época, provavelmente a presidenta Dilma não o teria nomeado. Por que só agora, em maio deste ano? Desconheço. Ninguém abordou esse, para mim, importante ponto.
Outro ponto estranho. A própria imprensa era favorável ao Palocci. A oposição o respeitava. Por que, então, o barulhão que se fez em torno dele? Afinal o enriquecimento dele se deu fora do governo. Além do mais, o PSDB, o maior partido de oposição, foi um tímido crítico da situação. O Serra, surpreendentemente, o defendeu. O Estadão publicou: “Ontem (16/5), o ex-governador de São Paulo José Serra disse que Palocci não pode ser ”CRUCIFICADO” (destaque meu). “Não tenho o papel de julgador a esse respeito. Acho NORMAL (destaque meu) que uma pessoa tenha rendimentos quando não está no governo e que esses rendimentos PROMOVAM VARIAÇÃO PATRIMONIAL (destaque meu)”. Enquanto o Serra o defendia, paradoxalmente, muitos petistas o criticavam e pediam sua cabeça. Na mídia, ocorreu o mesmo. A CARTACAPITAL, que publicamente apoiou a candidatura de Dilma, também foi crítica. A revista dedicou reportagens ácidas à atitude dele. Em uma delas, em 25 de maio, com uma foto de Palocci sorridente junto com Dilma, a reportagem perguntava: “E ele se ri do quê?”. Na edição do dia 1º de junho, a CartaCapital publicou a capa com uma foto de Dilma com a mãos nos olhos, parecendo chorar, com essa chamada: O PURGATÓRIO DE DILMA – A CADA DIA CRESCE O CUSTO PALOCCI. CartaCapital desta semana traz na capa a foto de Dilma com a faixa presidencial, escrevendo: “7 de junho de 2011. Com demissão de Palocci, Dilma Rousseff de fato toma posse”. Já a revista VEJA, opositora, praticamente se omitiu, o que, como a manifestação do Serra, foi outra grande surpresa. As críticas ao Palocci foram feitas, em dose cavalar, pelo DEM, liderado pelo deputado federal ACM Neto (BA), cujo avô teve uma conduta condenável, chegando mesmo a renunciar ao cargo de senador. Mereceu um alentado livro (765 páginas), uma devassa de sua vida pregressa, escrito por João Carlos Teixeira Gomes. Palocci, com toda a campanha contra ele, ainda não é merecedor de um livro, mesmo com poucas páginas. O neto de Antonio Carlos Magalhães talvez agora escreva esse livro!
Outro fato me chamou a atenção. O suplente da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que substituiu Palocci na Casa Civil, é Sérgio Souza, do PMDB. Este partido foi beneficiado. O PT perdeu um senador e o PMDB, já majoritário no Senado, ficou com mais um. Se o partido era poderoso, com essa troca tornou-se ainda mais poderoso. É mais uma paradoxal situação! Por sinal, estranhamente, pouco comentada.
JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: