ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

maio 21, 2011

On the guess list: posto de Saúde de Kassab só atende convidados VIPs e diferenciados. Sem convite não entra!

Filed under: WordPress — Tags:, , — Humberto @ 6:42 pm

Sem convite não entra: diferenciados fazem fila para serem atendidos no posto de saúde VIP.

Pacientes ficam 3 h na fila para marcar consulta
Pacientes são dispensados sem consulta se houver muita gente; prefeitura diz que senhas organizam atendimento
MARCELLE SOUZA
DO “AGORA”
Sistema informatizado que deveria gerenciar todas as consultas e exames na rede ainda não foi implantado
São 6h30 e quase 300 pessoas formam uma fila no entorno da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Joamar, no Tremembé (zona norte de SP), para tentar marcar uma consulta com um clínico geral. O posto abre às 7h, mas os primeiros pacientes chegaram antes da 4h.
Mais gente chega, mesmo com o frio (13C na região).
Idosos e gestantes não têm prioridade no atendimento.
As 250 fichas (metade para cada médico) começam a ser distribuídas pontualmente às 7h e, em apenas 20 minutos, o segurança anuncia que mais de cem pessoas terão que voltar para casa.
A aposentada Maria Aparecida Tonda, 65, terá que acordar mais cedo da próxima vez. “É um absurdo. Cheguei às 6h30 e não consegui marcar a consulta”, disse.
A multidão se aglomera na UBS porque só pode marcar consulta com um clínico geral, um ginecologista ou um pediatra duas vezes por mês.
E os pacientes só serão atendidos depois de um mês, aproximadamente. A unidade faz, mensalmente, uma média de 2.240 consultas.
A doméstica Yara Jurema Silveira, 57, chegou às 4h, mas a consulta foi marcada para 15 de junho. “É uma falta de respeito”, afirmou.
Caso estivesse funcionando, o Siga (Sistema Integrado de Gestão do Atendimento) poderia acabar com filas como a da UBS Jardim Joamar.
O sistema deveria registrar todos os pedidos de exames e consultas desde o final de 2010, mas, até agora, o agendamento ainda não é informatizado. O Siga começou a ser implantado em 2004 e já custou R$ 102 milhões.
OUTRO LADO
A Secretaria Municipal da Saúde disse que usa senhas para organizar a ordem de chegada na UBS.
Segundo a pasta, o “sistema da unidade é informatizado e a agenda está aberta todos os dias, incluindo para pediatria e ginecologia”.
Mesmo após a reportagem ter constatado que não há atendimento prioritário, a secretaria afirmou que idosos e grávidas têm prioridade -mas “reforçou a orientação aos profissionais”. ( BLOG DA DILMA )

Kassab culpa funcionária por fila em posto de saúde
Agora, 21/05/2011
Um dia após o Agora noticiar a fila que mais de 300 pacientes enfrentam para conseguir agendar uma consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Joamar, no Tremembé (zona norte de SP), o prefeito Gilberto Kassab (PSD) foi até o local ontem fazer uma vistoria. Ele afirmou que a culpa pelo transtorno aos moradores da região é da ação isolada de uma funcionária que trabalha no posto de saúde.
“Viemos aqui e conversamos em especial com a doutora Marinalva, que é a gerente dessa UBS. Foi constatado que houve uma mudança nos procedimentos para agendamento, portanto, fugindo às regras estabelecidas pela secretaria [da Saúde]”, disse o prefeito.Segundo ele, marcação de consultas já voltou ao normal.
Kassab garante que o padrão de todas as UBSs é agendar consultas durante os dias úteis, mas no Jardim Joamar o procedimento passou a ser feito apenas duas vezes por semana, como mostrou ontem a reportagem. [ Nota do blog: Curiosamente, há cerca de um ano, após a revelação de que a verba para a merenda distribuída a creches havia sido reduzida pela Prefeitura, a administração Kassab também culpou uma única pessoa pelo episódio, uma nutricionista ]

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] mais: On the guess list: posto de Saúde de Kassab só atende convidados … Postado em: Geral, Saúde   Tags: atende, convidados, geral:, guess, kassab, list, […]

    Pingback por On the guess list: posto de Saúde de Kassab só atende convidados … | Link Mundial — maio 22, 2011 @ 8:02 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: