ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

maio 10, 2011

Governo do PSDB-SP segue firme rumo à entrega da educação pública a ONGS, OSCIPS, “entidades privadas” et caterva


SP recorre a consultoria por ensino melhor
Governo quer que escolas da rede estadual entrem na lista dos 25 melhores sistemas educacionais do mundo até 2030
Consultoria deve concluir em até três meses um plano de ação; reajuste para professor está previsto
A gestão Geraldo Alckmin (PSDB-SP) estabeleceu nova meta de qualidade para a rede de ensino: entrar na lista de 25 melhores sistemas do mundo até 2030. Para isso, recorreu a uma consultoria internacional ( 1 ), que já atua há duas semanas ( 2 ) na pasta.
Responsável por mais de 80% das matrículas em São Paulo, a rede estadual está hoje na casa da 50ª posição no Pisa, exame de leitura, matemática e ciência. A metodologia permite que a nota do Estado seja comparada à de outros países ou regiões.
Caso alcance o objetivo, a rede de São Paulo teria desempenho semelhante ao do Reino Unido (atualmente em 25º) e da Dinamarca (24º).
O governo anterior, de José Serra (PSDB), havia estipulado o objetivo de alcançar a média dos países desenvolvidos, também até 2030.
“Nossa meta é arrojadíssima”, afirmou ontem à Folha o atual secretário da Educação, Herman Voorwald. “Para alcançá-la, a consultoria externa nos dará método, disciplina e acompanhará o andamento das ações.” ( 3 )
A consultoria, chamada McKinsey (EUA) [ Veja aqui um texto sobre um relatório da McKinsey do qual destaco um trecho: “… turmas menores querem dizer mais professores a serem contratados com a mesma verba, o que reduz o salário médio e o status profissional da categoria…“. Uma das demandas dos professores é, JUSTAMENTE, turmas menores ], deve concluir em até três meses um plano de ação com base nas sugestões dadas pelos próprios servidores ( 4 ) da rede e nos atuais programas da pasta.
Uma medida já tomada como certa é um plano de reajuste salarial aos docentes nos próximos quatro anos. O piso hoje ( 5 ) é de R$ 1.834 (40 horas semanais).
A meta da pasta é que, com a melhoria das condições do magistério, as carreiras de formação de professores figurem entre as dez mais concorridas nos principais vestibulares paulistas. No último exame da USP, pedagogia ficou próxima ao 75º posto.
“Salário e a falta de plano de carreira são os principais problemas da rede”, afirmou o secretário ( 6 ). Além do reajuste, está sendo finalizada proposta de ascensão na carreira, que abrangerá a atual prova aos docentes (que concede aumento só aos melhores) e outros indicadores. Um ponto que deve ser considerado é o tempo de trabalho.
PARTICIPAÇÃO DE ONGS
A consultoria à secretaria está sendo bancada por um grupo de entidades privadas ( 7 ) ligadas a educação, como as fundações Bradesco, Lemann, Victor Civita, Itaú Social e Educar e os institutos Unibanco e Natura.
Além da ajuda financeira, essas ONGs também integrarão comitê de acompanhamento de ações da pasta ( 8 ).
Entidades foram procuradas, mas não se manifestaram. A secretaria disse não saber quanto custa a consultoria, que não foi localizada.
( Notícia da FOLHA DE PAULO, 07/05/2011, postada no blog Prof.Domingos )

COMENTÁRIOS:

( 1 ) Claro que tem que ser estrangeiro. Os estrangeiros são muuuuito melhores que nós. No caso aqui, ou eles são melhores que os nossos “consultores” ou sequer temos os “consultores” de que o governo estadual diz necessitar.

( 2 ) A Folha demorou duas semanas para descobrir o fato ou duas semanas para divulgá-lo? Lembra até este caso: http://digi.to/nqnAB

( 3 ) Maraviiilha, secretário! Podemos até pensar em extinguir a acessória e meramente decorativa Secretaria Estadual de Educação, economizando uma bela grana pros cofres públicos.

( 4 ) A consultoria gringa será remunerada para “escutar sugestões dos servidores”, mas pagamos impostos para que o governo estadual faça isso, coisa que, de acordo com as queixas destes funcionários da rede, isso não apenas não ocorre, como também é vista pelo governo – e divulgada pela mídia criptotucana – como sindicalismo, comunismo, radicalismo, corporativismo etc.

( 5 ) Professor consultado por este blog disse que este valor divulgado é fruto de mentes delirantes.

( 6 ) Eles – as mentes tucanas – são geniais em revelar triunfalmente algo que todos já sabem mas, principamente, em fazer de conta que não têm nada a ver com a situação. Neutralidade total.

( 7 ) Já que o governo paulista não tem dinheiro nem pro cafezinho, estas generosas entidades oferecem um pouquitcho de seus parcos recursos – sem contrapartidas e nem questionamentos – na busca de soluções para os problemas causados, provavelmente, pela passagem do Nibiru na órbita de Saturno, e não pelo governo do Estado.

( 8 ) As tais entidades privadas terão até cadeiras num tal comitê de acompanhamento. Perguntar é preciso: as entidades de classe, do magistério e do funcionalismo público ligado à educação terão também cadeiras nesse comitê ou terão que sentar no chão?  A bem da verdade, a Secretaria Estadual de Educação quer é distância de professor.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: