ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

abril 15, 2011

EUA bloqueiam visita a Bradley Manning de relator da ONU sobre tortura, Por Chico Villela

Filed under: WordPress — Tags:, , — Humberto @ 6:19 pm

Numa atitude que fala mais alto que dez mil palavras, para lembrar a frase de Mao Zedong, o governo dos EUA impediu o relator da ONU sobre tortura, Juan Mendez, de entrevistar-se com Bradley Manning na prisão da base da Marinha em Quantico, Virgínia.

Como revelou em carta divulgada por seu advogado, Manning vem sendo mantido há 10 meses numa solitária minúscula e vazia, nu, sem seus óculos, com luz acesa & câmeras 24 horas ao dia, e enfrenta achincalhes de guardas o tempo todo nas revistas sistemáticas de cinco em cinco minutos para certificarem-se de sua incolumidade. Ao todo, juntaram-se 34 acusações, ente elas a de “colaborar com o inimigo”, o que pode render-lhe prisão perpétua ou condenação à morte por traição. Ainda não foram iniciados os procedimentos de seu processo militar em corte marcial.

Como em qualquer ditadura das muitas apoiadas pelos EUA ao redor do mundo, Manning é um prisioneiro político mantido sob condições que caracterizam tortura. O governo BHObama soma dois crimes ao mesmo tempo. Segundo notícia do WSWS, o relator da ONU Juan Mendez “anunciou uma condenação severa contra os EUA –  medida só raramente adotada pela ONU, usualmente em resposta à conduta de regimes pequenos e ditatoriais – após ter sido repetidamente bloqueado e ter sua entrada negada na base militar de Virginia pela administração BHObama desde dezembro”.

O site da Harvard Law School traz notícia da carta aberta publicada domingo pelo The New York Times Review of Books, dirigida a BHObama, com severas críticas jurídicas à situação de Bradley Manning: “condições de confinamento degradante e desumano que são ilegais e imorais”. Dos  signatários (lista parcial; são mais de 300), todos ilustres professores e acadêmicos, destaca-se o mentor e ex-professor de direito constitucional de BHObama na universidade, Laurence Tribe, considerado uma dos principais autoridades liberais em direito constitucional dos EUA, conselheiro de campanha de BHObma e, até três meses atrás, conselheiro do Departamento de Justiça.

Em declaração ao jornal britânico Guardian, Tribe destacou: “[…] a detenção de Manning é, não apenas vergonhosa, mas também inconstitucional […]  inflige punição cruel e incomum de uma espécie que não pode ser aplicada constitucionalmente nem a alguém condenado por delitos terríveis, quanto mais a alguém meramente acusado de tais delitos”.

A Anistia Internacional já se juntou à grita internacional contra a tortura de Bradley Manning, o relator da ONU já emitiu severa condenação  ao governo do país; milhares em todo o mundo levantam-se contra a situação. Mas BHObama segue fazendo o que sabe: agir batendo continência a militares, aumentar a participação de suas assassinas forças armadas em guerras e agressões e endurecer a repressão interna com seus esbirros das polícias políticas.

Suas últimas declarações são de que as condições da prisão de Manning são “apropriadas e adequam-se aos padrões básicos”. A julgar pelas condições de terror permanente de Guantánamo, da ex-Abu Ghraib no Iraque e da atual Baghram no Afeganistão, entre centenas de outras, BHObama tem razão: são as mesmas condições, os mesmos padrões básicos.

E quer ser reeleito. Aposto um picolé de groselha que não vai. Nem seu velho mestre acredita mais.

( NOVAE )

LEIA TAMBÉM:

Brasil repele relatório dos EUA sobre ‘direitos humanos’ no país

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: