ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

março 20, 2011

Os EUA estão de olho é no petróleo da Líbia, Por Emanuel Cancella

Filed under: WordPress — Humberto @ 9:25 pm

Muamar Kadafi implantou em seu país um sistema almejado por todos os bons governantes do planeta: A Líbia detém o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do Continente Africano e a maior renda per capita da região. Como se não bastasse, a saúde e educação são oferecidas gratuitamente ao povo.
É o dinheiro do petróleo aplicado em beneficio da população, já que a Líbia está entre os países detentores das maiores reservas de petróleo e também é um dos grandes exportadores de hidrocarboneto do mundo.
Dizer que Kadafi está há 42 anos no poder sem eleições é muito pouco para quem trata dessa forma seu povo. Até porque Hugo Chaves, na Venezuela, é o governante no mundo que mais se submeteu a eleições, no entanto é chamado, pelos mesmos críticos de Kadafi, de ditador. Não por acaso, a Venezuela também é detentora de reservas gigantes de petróleo e está entre os grandes exportadores mundiais.
Além de tudo, considerar as eleições diretas aplicadas no mundo como símbolo da democracia é chamar a humanidade de idiota: basta ver que os eleitos nesses processos são os que investem maior volume de dinheiro, ou seja, o grande vencedor nas eleições implantadas no planeta é o poder econômico.
É bom observar que, na verdade, não seria na Líbia, a primeira vez que os Estados Unidos e seus aliados financiariam mercenários para combater governantes desafetos. Além disso, na América Latina, os EUA financiaram e apoiaram ditaduras militares, inclusive no Brasil.
Kadafi, agora, para sobreviver, tem que ir além dos combates em seu território e buscar aliados, denunciando ao mundo a trama contra seu povo e seu governo.
Como na música de Genival Lacerda, “Severina Xique-Xique”, denunciando Pedro de olho no bum bum da vizinha: “ele esta de olha é na boutique dela! Na Líbia, os EUA, ao invés de democracia, “está de olho é no petróleo dela!”
A democracia que os Estados Unidos e seus aliados querem implantar na Líbia é a mesma que implantaram em grande parte do Oriente Médio e da África, com ênfase no Iraque: a posse do petróleo. Desde que tenham controle do petróleo, os Estados Unidos e a Europa apóiam qualquer governo, seja ditador, família real, tiranos de toda extirpe. De fato, a questão da democracia é só uma cortina de fumaça: Kadafi tem que deixar o poder, porque não tem o perfil de governante projetado pelos Estados Unidos e Europa!

* Emanuel Cancella é diretor do Sindipetro-RJ.
Fonte: Agência Petroleira de Notícias

( Publicado no HORA DO POVO, 18.03.2011 )

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: