ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

março 17, 2011

Após pagamento de “dinheiro de sangue”, Paquistão liberta agente da CIA travestido de diplomata que matou dois paquistaneses a tiros

Filed under: WordPress — Tags:, , — Humberto @ 9:28 am

Paquistão liberta diplomata dos EUA após indenização
O homem contratado pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), que matou a tiros dois paquistaneses em janeiro, foi libertado nesta quarta-feira (16/03) por um tribunal do Paquistão, após um acordo sobre o pagamento de compensação monetária às famílias dos mortos. A medida evitou uma provável crise nas relações entre EUA e Paquistão.
Um dos advogados das famílias, Asad Manzoor Butt, disse que funcionários norte-americanos concordaram em pagar indenizações depois de horas de discussões, ocorridas nesta quarta-feira, na prisão de alta segurança onde Raymond Davis, de 36 anos, era mantido. Ele não revelou os valores pagos. O ministro da Lei da província de Punjab, Rana Sanaullah, também disse à televisão local que Davis fora libertado após o pagamento de compensação financeira, mas não deu maiores detalhes.
Um funcionário norte-americano confirmou a libertação da Davis e disse que ele saiu imediatamente do Paquistão. O funcionário disse que o governo paquistanês entregou o dinheiro às famílias, mas não especificou o valor. Como prometido no mês passado ao Paquistão, o Departamento de Justiça dos EUA vai realizar uma investigação sobre o incidente, disse o funcionário.
Mais cedo, nesta quarta-feira, o tribunal acusou formalmente Davis por ter assassinado a tiros dois homens na cidade de Lahore em 27 de janeiro, em circunstâncias controversas, e pela posse ilegal de armas de fogo. Pelo sistema judiciário paquistanês, as acusações de assassinato podem ser retiradas se “dinheiro de sangue” for pago à família das vítimas.
A prisão de Davis se tornou um incômodo nas relações entre os norte-americanos e os paquistaneses. Os EUA disseram que Davis atirou em autodefesa, pois os dois homens tentaram parar seu carro e roubá-lo numa movimentada área de Lahore, capital da província de Punjab.
Autoridades norte-americanas, dentre elas o presidente Barack Obama, afirmaram que Davis estava coberto por imunidade diplomática e deveria ser solto. Depois descobriu-se que ele trabalhava para a CIA.
Protestos
A polícia usou gás lacrimogêneo contra manifestantes que queimavam pneus do lado de fora do consulado dos Estados Unidos em Lahore, após a libertação de Davis. Os confrontos envolveram cerca de 200 pessoas, mas ocorreram protestos menores em outras grandes cidades do país. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.
( REPORTER DIÁRIO )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: