ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

março 10, 2011

Kassab descarta PMDB: agora é socialista?, Por Jasson de Oliveira Andrade


O novo "socialista" Kassab

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab ( DEM-SP ), chegou a anunciar que iria para o PMDB. Estava praticamente certo. Em vista dessa decisão dele, escrevi um artigo sobre o assunto. Posteriormente, ele descartou a ida para o partido presidido pelo vice-presidente da República, Michel Temer.
Kassab resolveu, então, criar um novo partido, o PDB ( Partido da Democracia Brasileira ). Com essa medida, ele e seus seguidores não perderão seus mandatos, visto que uma das exigências da Lei Eleitoral para que filiados de um partido não sejam cassados é a criação de um novo partido [*]. Depois de fundar o PDB, o prefeito paulistano pretende fundir o seu partido com o PSB ( Partido Socialista Brasileiro ). O site da Veja noticiou: “A intenção [de Kassab] é, em 2012, fundir o partido com o PSB”, acrescentando: “Dirigentes do DEM, PMDB e PSDB, que perderão quadros para o partido de Kassab, ameaçam questionar na Justiça Eleitoral a criação do PDB caso ele se funda com o PSB. E, segundo o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a medida de protesto pode surtir efeitos e culminar com a perda do mandato de Kassab. Isso porque, apesar de não julgar a motivação para a fundação de um partido, a Justiça poderia analisar o segundo movimento, de fusão, como um artifício para burlar a lei. Daí os planos de Kassab de esperar até o fim de seu mandato para fazer a fusão”. Além desse possível problema na Justiça, existe outro.
O presidente do PSB, em São Paulo, deputado federal Márcio França, secretário de Turismo no governo Alckmin, aprova fundir com o PDB de Kassab. No entanto, os dois deputados federais socialistas mais votados, Gabriel Chalita (560.022 votos) e Luiza Erundina (214.114 votos) não concordam com essa medida. O primeiro para não perder espaço no partido, visto que pretende ser candidato a prefeito de São Paulo em 2012. Já Erundina, a motivação é ideológica. Para a deputada socialista, Kassab é “representante de forças conservadoras”. Erundina não engole a nova posição “socialista” de Kassab. Alguns bloguistas também discordam dessa manobra. É o caso de Bruno Kazuhiro, do blog Perspectiva. Ele afirma (24/2/2011): “Esse “drible” é cínico e desmoraliza a política nacional mais ainda. (…) Fundar um partido e depois fundi-lo a outro para ludibriar a lei é desmoralizar as instituições. Ainda mais quando o “truque” está estampado e escancarado em todos os jornais. Esse novo partido é o casuísmo em sua pura essência”.
A situação de Kassab com o seu novo partido é complexa. Uns dizem que a nova agremiação pode fundir com o PSB, com a benção do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Outros afirmam que é ilegal. E agora? Teremos que esperar os próximos passos do prefeito de São Paulo. Como já voltou atrás de fundir o PDB com o PMDB, não se sabe o que vai ocorrer. Ele criará o novo partido? Vai fundi-lo com o PSB? Neste caso, qual vai ser a posição de Chalita e Erundina? Sairão do PSB? Qual será o fim dessa confusão toda? A conferir.
JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu
Março de 2011

[*] Por uma dessas coincidências da vida, a capa ( e, provavelmente, matéria de maior destaque ) da revista vEJA traz em sua edição desta semana a discussão sobre o suposto “excesso de partidos políticos” que existiria no Brasil. Não entro na questão, apenas registro a coincidência – ENCALHE

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: