ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

fevereiro 28, 2011

A Hora e a Vez das Mulheres, por Jasson de Oliveira Andrade


Dilma e a filha na Posse

Oito de março é o dia Internacional da mulher. Já o dia 31 de outubro de 2010 foi a hora e a vez das mulheres brasileiras com a eleição da primeira presidenta da República, fato histórico.
Outro fato histórico. A presidenta Dilma nomeou NOVE mulheres para o seu Gabinete. Eis as mulheres nomeadas: Planejamento: Miriam Belchior; Desenvolvimento Social: Tereza Campelo; Meio Ambiente: Izabella Teixeira; Cultura: Ana de Hollanda, irmã de Chico Buarque; Direitos Humanos: Deputada federal Maria do Rosário (PT-RS); Igualdade Racial: Luiza Bairros, socióloga e histórica militante do movimento dos afrodescendentes do Brasil; Políticas para as Mulheres: Deputada federal Iriny Lopes (PT, Espírito Santo), mas mineira de Lavras; Pesca: Ex-senadora Ideli Salvatti, de Santa Catarina; Comunicação Social: Helena Chagas, ex-jornalista da Globo. A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), militante feminista, celebrou como um avanço histórico as mulheres escolhidas por Dilma. Entretanto, ela lamenta que, no Congresso, a representação feminina é pequena, dizendo: “Enquanto no parlamento da Argentina 40% das cadeiras são ocupadas por mulheres, no Brasil elas representam apenas 9%”.
Dois fatos merecem menção. O Estado de São Paulo elegeu pela primeira vez uma senadora. Justamente a feminista Marta Suplicy (PT-SP). Também pela primeira vez, o Senado elegeu uma mulher para Vice-Presidente: a mesma Marta. Outro fato histórico. A Câmara Federal elegeu pela primeira vez uma mulher para vice-presidente. A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) foi a escolhida.
Poderíamos citar outros exemplos, inclusive no governo Alckmin. O número de mulheres em seu secretariado é menor, mas houve. Atualmente as mulheres são prestigiadas em todos os setores, inclusive na Magistratura.
Possivelmente com a eleição da primeira mulher presidenta da República, as mulheres, já prestigiadas, irão ter um prestígio muito maior. É o que desejamos.
JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu
Março de 2011

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: