ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

janeiro 28, 2011

FBI emite 40 mandados de prisão contra ativistas pró-WikiLeaks

Filed under: WordPress — Tags:, , , — Humberto @ 3:47 pm

Ações são resposta ao grupo Anonymous que, para defender o WikiLeaks, atacou sites de grandes empresas como MasterCard, Visa e PayPal.
Agências policiais de diversos países estão em busca de ativistas que participaram das ações pró-WikiLeaks no final de 2010.
Na última quinta-feira (27/1), enquanto a polícia britânica anunciava a detenção de cinco suspeitos, autoridades norte-americanas disseram que mais de 40 mandados foram emitidos para supostos participantes dos ataques a empresas que suspenderam serviços ao WikiLeaks.
“Além dos Estados Unidos e do Reino Unido, os Países Baixos, a Alemanha e a França também conduzem investigações sobre o caso”, declarou ontem o Federal Bureau of Investigation (FBI).
As ações são uma resposta ao grupo Anonymous, que atacou os sites da MasterCard e da Visa utilizando uma ferramenta de código aberto chamada LOIC (Low Orbit Ion Cannon). Com ela, eles conseguiram sobrecarregar os sites, tornando-os inacessíveis aos visitantes legítimos. Este tipo de ataque é chamado de distribuição de negação de serviço (DDoS).
Vários alvos
À época, outros alvos foram o PayPal, a Amazon e os sites de Sarah Palin, ex-candidata a vice-presidência dos EUA e a Promotoria sueca.
“É ilegal facilitar ou realizar ataques DDoS. Tal ação é punível com até 10 anos de prisão”, disse o FBI em nota à imprensa.
Ataques políticos de DDoS tornaram-se comuns. Internautas pró-Rússia usaram este tipo de ação contra a a maior parte da infraestrutura de Internet da Estônia em 2007, e dois anos depois, defensores da democracia no Irã atacaram sites ligados ao governo local.
Nos últimos anos, os Anonymous também lançaram ataques semelhantes, abatendo os sites da Recording Industry Association of America (RIAA) e da Igreja da Cientologia.
Na quinta-feira (27/1), a página da web usada para coordenar os ataques de DDoS estava offline e a página do grupo no Twitter e no Blogspot estavam em silêncio.
Também na quinta, a polícia metropolitana do Reino Unido prendeu cinco homens de 15 a 26 anos. Nenhuma prisão foi anunciada no mês passado nos EUA. Já as autoridades holandesas prenderam dois adolescentes supostamente envolvidos nos ataques.
(Robert McMillan)

Publicado no IDG News

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: