ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

janeiro 27, 2011

AFP: Milhares de hondurenhos nas ruas exigem retorno de Manuel Zelaya

Filed under: WordPress — Tags:, , , , , — Humberto @ 5:41 pm

TEGUCIGALPA, 27 Jan 2011 (AFP) -Milhares de simpatizantes do ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya marcharam nesta quinta-feira na capital para exigir o retorno ao país do ex-presidente, um ano após ser exilado na República Dominicana, comprovaram jornalistas da AFP.
“Marchamos para exigir o regresso de Zelaya e pela convocação de uma constituinte”, afirmou o vice-coordenador da Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), Juan Barahona.
Entre 4 e 5 mil simpatizantes de Zelaya caminharam por cerca de seis quilômetros pelas ruas de Tegucigalpa, desde a Universidade Pedagógiga até o edifício do Congresso.
Quando passaram em frente ao prédio da Suprema Corte de Justiça, os manifestantes gritaram “assassinos”, “assassinos”, em alusão aos juízes que ordenaram a captura de Zelaya, argumento que serviu para justificar sua queda em 2009.
“Somos os que não voltam atrás, caminhamos em direção à constituinte”, dizia um dos cartazes carregados pelos manifestantes.
Zelaya, um liberal que se direcionou para a esquerda durante seu mandato, foi deposto em 28 de junho de 2009 e enviado por militares à Costa Rica. Voltou sorrateiramente três meses depois e se refugiou na embaixada do Brasil, de onde partiu para Santo Domingo no dia 27 de janeiro de 2010, o mesmo dia da posse do atual presidente Porfirio Lobo.
Zelaya foi deposto por promover um referendo nacional que conduzia a uma reforma constitucional. Seus adversários afirmam que pretendia aprovar a reeleição presidencial.
Lobo conseguiu neste mês que o Congresso reformasse a constituição para permitir c que possam eliminar os artigos “pétreos” (que não podem ser reformados), incluindo os que proibiam a reeleição presidencial.
( UOL NOTÍCIAS )

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: