ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

julho 15, 2009

Blog do Chicão: ICMS antecipado, como é feito por Serra aqui em São Paulo, transfere alta de custos para o consumidor!


Terça-feira, 14 de Julho de 2009
Cobrança antecipada de ICMS está transferindo alta nos custos para o consumidor
Por: Gladys Ferraz Magalhães

15/06/09 –  InfoMoney

SÃO PAULO – O consumidor está pagando MAIS CARO por alguns produtos de grande circulação, como os dos segmentos de bebidas alcoólicas, farmacêutico, de perfumaria, ração animal, produtos de limpeza, fonográficos, autopeças, pilhas, baterias, lâmpadas elétricas, papel, materiais de construção, entre outros.

Isso porque, desde fevereiro do ano passado, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), anteriormente cobrado no momento da venda final, passou a ser recolhido pela indústria, o que acabou transferindo o aumento dos custos para o consumidor final. ( OBSERVEM QUE NÃO DÃO NOME AO BOI : JOSÉ SERRA. )

A medida, tomada para facilitar a fiscalização, pode ser interpretada de duas maneiras, conforme explica o palestrante da Contmatic Phoenix, Kleber Krepe.

“A primeira está relacionada à carga tributária, como sempre sendo repassada ao consumidor. A segunda refere-se à equiparação dos valores ao consumidor final. Um exemplo é o setor de perfumaria, que tinha grande diferença nos valores finais e, com a nova sistemática, terá uma equiparação de valores dos produtos importados.” ( O QUE SIGNIFICA AUMENTO DE IMPOSTOS. CADÊ O NOME DO SERRA E DO AÉCIO NEVES? )

Preços

Ainda segundo Krepe, para a cobrança antecipada, os valores das mercadorias poderão ser estabelecidos com base em quatro critérios: fixação de preço único ou máximo de venda, preço sugerido pelo fabricante ou importador, preço final ao consumidor e margem de valor agregado, a ser calculado sobre o próprio valor da operação.

Nota do Blog do Chicão:

Quem lê este blog já havia sido alertado para tal situação várias vezes.O governo estadual de vários estados conseguiu um fórmula de aumentar os impostos. Como a imprensa conservadora é conivente com a maioria deles este fao é pouco exposto.

Ao falar de carga tributária a imprensa conservadora e manipuladora sempre dá o nome do governo federal.

Leia aqui e saiba mais:

José Serra, mais aumento de impostos “disfarçado”

Serra diminui os impostos de iates e veleiros e se recusa a abaixar impostos do material de construção.

Donos de iates e veleiros agradecem ao governador José Serra por pagarem menos pelas suas embarcações

– – – – – LEITURAS COMPLEMENTARES:

CNI critica expansão do sistema de substituição tributária

Folha de S. Paulo – Mercado Aberto

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) engrossa o coro do ministro da Fazenda, Guido Mantega, contra a generalização do sistema de substituição tributária dos governos estaduais. A entidade está promovendo estudos para mensurar o impacto do sistema nos preços dos produtos, na concorrência e na carga tributária paga pelas empresas.

“O sistema pode representar um aumento da tributação para a indústria pelo custo da antecipação financeira de recursos por toda a cadeia produtiva”, afirma Flávio Castelo Branco, economista-chefe da CNI.

Segundo ele, a entidade tem recebido reclamações de associadas de todos os setores sobre o sistema. A substituição tributária promove o recolhimento antecipado do ICMS de toda a cadeia produtiva na indústria.

Castelo Branco afirma que a CNI não é contrária a todos os sistemas de substituição tributária, mas defende que eles deveriam se limitar a mercados concentrados.

“Essa forma de tributação deveria ser uma exceção à regra, e não o contrário. Há uma tendência hoje de disseminação desse sistema para aumentar a arrecadação dos Estados.

“Na semana passada, Mantega disse que a ampliação do sistema de substituição tributária vem em um momento inoportuno. O sistema entrou em vigor em São Paulo neste mês para o segmento de linha branca, que recebe desoneração de IPI pelo governo federal.

Mantega chegou a dizer que a substituição tributária era uma “contramedida” dos governos estaduais. O motivo, afirmou, é que leva a indústria a não repassar totalmente a desoneração do imposto federal pelo impacto que sofre no caixa por antecipar o pagamento de ICMS de toda a cadeia.

O presidente da Eletros (associação dos fabricantes de eletrodomésticos), Lourival Kiçula, não quis se posicionar sobre as afirmações do ministro. Ele disse apenas que não houve aumento de preços na indústria dos produtos da linha branca desde que o IPI foi reduzido.

( *** )

Fúria arrecadatória de Serra prejudica e EXPORTA atacadistas, encarce produtos, gera perda de arrecadação ( é…) e leva imprensalão ao silêncio ENCALHE, 26 de Maio de 2009

“Governo Serra diz que Nota Fiscal Paulista é a responsável por aumento de arrecadação. Mentira: eles apertaram os prazos!”, diz Fecomércio-SPENCALHE, 01 de Fevereiro de 2009

– – – – – BÔNUS : “Gossips”

( *** ) Jantar no escuro marca encerramento da Casa Cor 2009 ( IG Gente)

José Serra participou do evento, que foi uma espécie de experiência sensorial e de sensibilização

Serra: olhos vendados ( Vogue RG )
14/07 por Redação
O governador José Serra vendou os olhos para provar as iguarias do restaurante Badebec temporário que – até essa segunda-feira (13.07) – ficava ali na Casa Cor de São Paulo. A cena aconteceu no jantar de encerramento do evento de decoração, numa degustação às escuras promovida por João Doria Jr e pela vereadora Mara Gabrilli.
RG passou por lá para conferir a coisa toda. Agora, você confere as cenas ali, na galeria…

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: