ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

junho 13, 2008

Três empresas apenas controlam 98% do mercado de fertilizantes, o que acarreta no aumento dos preços dos alimentos!


“Bunge tem responsabilidade no encarecimento dos alimentos”, afirmam agricultores
A transnacional Bunge foi alvo de protestos no município de Araucária, no Paraná, nesta quinta-feira (12). Cerca de 700 trabalhadores foram para frente da fábrica de fertilizantes Ultrafértil/Fosfértil e protestaram contra a
privatização da empresa. A fábrica foi privatizada há 15 anos, quando foi comprada pela Bunge, que passou a ter grande controle da produção e distribuição do mercado de fertilizantes.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores de Produtos Químicos do Paraná (Sindiquímicos), Otênio Garcia, a Bunge, sozinha, controla 52% do mercado no Brasil. Em conjunto com as outras duas maiores empresas do ramo, o controle chega a 98%.
“O setor de fertilizantes está na mão de três grandes multinacionais, que é a Bunge, a Cargill e a Yara. Aí elas praticam o preço que querem, do jeito que querem, colocando o pequeno produtor de joelhos. Para você ter uma idéia, o preço da uréia era US$ 100 a tonelada quando a empresa era estatal, hoje passa dos U$ 450. Pelo lado dos trabalhadores, nós convivemos com a precarização das condições de segurança, precarização da manutenção, diminuição das conquistas históricas da categoria, diminuição do número de trabalhadores”.
Os manifestantes cobram do governo Lula a reestatização da empresa. Segundo Garcia, as empresas que monopolizam o setor de fertilizantes são grandes responsáveis pelos aumentos de preço dos alimentos. Em 2007, a Ultrafértil aumentou o lucro em 93%. A manifestação faz parte de uma jornada de lutas que ocorre em todo o Brasil ao longo desta semana. A jornada é organizada pela Via Campesina – entidade que reúne movimentos sociais de quatro continentes – e pela Assembléia Popular – movimentos de trabalhadores rurais e urbanos.
De São Paulo, da Radioagência NP, Vinicius Mansur.
12/06/08
Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: