ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

agosto 29, 2007

O Brasil Privatizado, de Aloysio Biondi: Clássico!!!

Filed under: Aloysio Biondi, Consenso de Washington, governo FHC, privataria — Humberto @ 8:33 pm

Brasil privatizado, O
Um balanço do desmonte do Estado
Sinopse
Como se construiu o mito das privatizações? Quais os grupos beneficiados? Por que o Brasil ficou mais pobre depois delas? Um dramático balanço – fartamente documentado – dos resultados que a política de privatização deixou para o país na área social e econômica. Indicado para o Prêmio Jabuti 2000.
 
Trecho disponibilizado no site:
“Compre você também uma empresa pública, um banco, uma ferrovia, uma rodovia, um porto etc. O governo vende baratíssimo. Ou pode até doar. Aproveite a política de privatizações do governo brasileiro. Confira neste livro os excelentes negócios que foram e estão sendo feitos à custa do patrimônio público. Por exemplo, antes de vender as telefônicas, o governo investiu 21 bilhões de reais no setor, em dois anos e meio. Vendeu tudo por uma “entrada” de 8,8 bilhões de reais ou menos – porque financiou metade da “entrada” para grupos brasileiros. Na venda do Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj), o “comprador” pagou só 330 milhões de reais e o governo do Rio tomou antes um empréstimo dez vezes maior, de 3,3 bilhões de reais, para pagar direitos trabalhistas. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi comprada por 1,05 milhão de reais, dos quais 1,01 milhão de reais em “moedas podres” – vendidas aos “compradores” pelo próprio BNDES ( Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ), com financiamento de 12 anos para pagar. Assim é a privatização brasileira: o governo financia a compra no leilão, vende “moedas podres” a longo prazo, financia os investimentos que os “compradores” precisam fazer – até a Light recebeu empréstimo de 730 milhões de reais no ano passado. E para aumentar os lucros dos futuros compradores o governo “engole” dívidas bilionárias, demite funcionários, investe maciçamente e até aumenta tarifas e preços antes da privatização. Aproveite você também.”
 

Brasil privatizado II, O O assalto das privatizações continua
Sinopse

Coletânea de artigos do mais independente jornalista econômico brasileiro, falecido em julho de 2000. Traz novas análises e informações sobre os escândalos das privatizações, principalmente nas áreas de petróleo, energia e bancos.

Para BAIXAR:
O BRASIL DE ALOYSIO BIONDI 

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: