ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

agosto 11, 2012

Funcionalismo público: Serviço de qualidade é caro mesmo


Fora de foco
“Gasto dos estados com funcionários cresce R$55 bi”, de 2009 a 2011, apesar da crise mundial, destaca a principal chamada de um jornal diário de grande circulação. Trata-se de informação impactante, que, se não for avaliada corretamente, pode influir nos rumos dos atuais movimentos grevistas e até mesmo das eleições municipais.
Em primeiro lugar, a variação real da folha não foi tão grande assim: 29%, sendo preciso descontar o aumento do salário mínimo, de 17,2%, e a inflação, que ficou em 17,66%. É necessário ainda considerar que alguns estados – assim como municípios e União – passaram por longo período sem reposição de pessoal, que as remunerações de várias categorias estavam defasadas e que, devido à pressão do Ministério Público e a sentenças judiciais, terceirizados irregulares vêm sendo substituídos por concursados.
Tomemos cuidado, portanto, com as conclusões precipitadas, que tiram o foco do verdadeiro problema. Se os estados estão contratando e pagando mais, pela via democrática, considerando exclusivamente o mérito, nada a reclamar. O necessário é cobrar transparência e eficiência dos servidores, dos gestores públicos e dos tribunais de contas e combater as licitações viciadas e todo tipo de maracutaia, assim como a terceirização de atividades-fim e as contratações temporárias, a não ser nas situações emergenciais.
Apontar o servidores como responsáveis por todos os males é prática corriqueira, como quando se ‘vende’ a ideia de que os funcionários em geral são marajás. Na verdade, excluindo algumas categorias privilegiadas, geralmente as carreiras de Estado, a base do serviço público ainda está longe de uma remuneração adequada. E serviço de qualidade é caro mesmo. ( FOLHA DIRIGIDA )

About these ads

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Silver is the New Black. Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.503 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: