ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

julho 28, 2012

EUA admitem que Al-Qaeda participa dos grupos “rebeldes-oposicionistas” na Síria

Arquivado em: WordPress — Tags:, , , , — Humberto @ 4:07 pm

Al-Qaeda junta-se a grupos rebeldes
Numa altura em que os rebeldes sírios travam batalhas decisivas contra o regime em Aleppo e Damasco, os EUA admitem que combatentes da al-Qaeda estão infiltrados nos grupos da oposição. As afirmações confirmam a denúncia do ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, que acusou a organização terrorista de ter tomado o controlo de postos fronteiriços com a Turquia.
Altos funcionários do Departamento de Estado norte-americano falam de células jihadistas estrangeiras, e Bruce Riedel, veterano da CIA, confirma: “Fazem ataques suicidas e empregam explosivos, técnicas testadas em países como o Iraque.”
Os rebeldes negam, mas desde o início da revolta contra Bashar al-Assad, há 17 meses, as redes islâmicas reúnem “voluntários para a jihad na Síria”. Hoje, há no país guerrilheiros da Argélia, Marrocos, Tunísia, Arábia Saudita, Egipto, Líbia e até da Tchetchénia e da Somália.
Em Janeiro, foi criado na Síria o grupo Jabhat al–Nusra, responsável por inúmeros atentados, mas analistas dizem que os rebeldes desconhecem muitas das acções destes grupos. Além disso, a presença estrangeira cria tensões. “Nunca deixaremos a al-Qaeda criar aqui um ponto de apoio, e mataremos esses combatentes se tentarem fazê-lo. A revolução pertence aos sírios”, afirmou Abu Ammar, do Exército Livre da Síria (ELS).
A presença terrorista é denunciada há muito por Assad, que nega a existência de uma revolta interna.
Entretanto, o primeiro-ministro turco, Tayyp Erdogan, acusou ontem o regime de Damasco de ter entregue várias zonas do norte da Síria às milícias do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), e ameaçou que a Turquia poderá exercer o seu direito de perseguir os rebeldes curdos em território sírio, como fez anteriormente no Iraque. “Haverá, necessariamente, uma resposta da nossa parte”, ameaçou o chefe do governo turco. ( CM )

About these ads

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Silver is the New Black. Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.502 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: