ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

junho 15, 2012

É a economia, estúpido: exportações de armamento nos EUA batem recorde graças à Arábia Saudita, Japão e “progressos” feitos com a Índia

Filed under: WordPress — Tags:, , — Humberto @ 6:18 pm

As vendas de armas ao estrangeiro pelos Estados Unidos atingiram o valor recorde de 50 mil milhões de dólares (40 mil milhões de euros) em 2012, graças aos mercados saudita e japonês, noticia a AFP.
O subsecretário de Estado dos EUA para os Assuntos Político-Militares, Andrew Shapiro, que deu a informação, realçou que os EUA também esperam aumentar as vendas para a Índia, que está a ponderar a aquisição de 22 helicópteros Apache, negócio estimado em 1,4 mil milhões de dólares.
“Hoje, posso confirmar que este é um ano de recorde para as vendas militares ao estrangeiro. Já ultrapassámos os 50 mil milhões de dólares de vendas no ano fiscal de 2012″, que termina em 30 de setembro, afirmou Shapiro a jornalistas durante uma conferência telefónica.
Este montante representa um aumento de 70 por cento nas vendas de Estado-a-Estado pelos EUA em 2011, que já tinham estabelecido outro recorde, com vendas de 30 mil milhões de dólares.
“Claro que a venda à Arábia Saudita foi muito significativa”, reconheceu Shapiro, referindo-se ao negócio de 29,4 mil milhões de dólares, que incluiu 84 aviões de combate F-15SA, produzidos pela Boeing, e atualizações na esquadra de 70 F-15.
Mas o número total das exportações também inclui a venda do ‘Joint Strike Fighter’ ao Japão, estimada em cerca de 10 mil milhões” de dólares, acrescentou.
Shapiro disse ainda que era demasiado cedo para prever se 2013 continuaria a ver aumentos nas exportações norte-americanas de armamento, mas adiantou que os EUA iriam querer continuar a expandir-se para mercados-chave, incluindo a Índia.
“Fizemos progressos tremendos na relação [com a Índia] na última década. Passámos de vendas quase inexistentes para cerca de mil milhões de dólares”, especificou. ( DN )

About these ads

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Theme: Silver is the New Black. Get a free blog at WordPress.com

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.505 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: