ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

junho 6, 2012

IRÃ, digo, CUBA: Jogador de futebol entra em 80º dia de greve de fome contra prisão!!! Absurdo!

Filed under: WordPress — Tags:, , , , — Humberto @ 7:07 pm

Caramba, eu escrevi “Irã” e, depois, “Cuba”? Onde eu estava com a cabeça? O jogador é palestino e está confinado numa cadeia israelense. Mas, se eu tivesse escrito “Israel”, talvez você, caro leitor, não tivesse se interessado, né?

Jogador de futebol palestino entra em 80º dia de greve de fome contra prisão
O jogador da seleção palestina de futebol, Mahmoud al-Sarsak, entrou em seu 80º dia de greve de fome em uma penitenciária israelense para protestar contra a chamada “prisão administrativa”.
O caso reacendeu as discussões sobre a prática de detenção sem julgamento usada por Israel e considerada ilegal por organizações internacionais. Há três anos preso, Al-Sarsak sequer foi acusado formalmente de qualquer crime.
A Anistia Internacional exigiu nesta quarta-feira que Israel pare de utilizar essa prática, que, segundo a organização, “serve para reprimir atividades legítimas e não violentas”.
A União Europeia já criticou a prática de Israel de prender palestinos sem levá-los a um julgamento. Em nota, a UE disse que “prisioneiros têm o direito de ser informados sobre as razões de sua detenção e de ser levados a um julgamento justo”, declarou o escritório da UE na Cisjordânia.
Em resposta, o governo israelense declarou que “utiliza a medida da prisão administrativa apenas quando há perigo para a segurança do público ou para a segurança da região”.
De acordo com o advogado do jogador, Mohamad Jabarin, seu cliente já perdeu dez quilos e sofre de dores no corpo, fraqueza e deterioração da visão.
O meio-de-campo da seleção palestina vivia em um campo de refugiados de Rafah, na Faixa de Gaza. O jogador de 25 anos foi detido pelas autoridades israelenses em 2009, quando estava a caminho da Cisjordânia para participar de um jogo de futebol.
Sem ser levado a julgamento, Al-Sarsak foi qualificado pelas autoridades israelenses como “combatente ilegal” e detido sob “prisão administrativa”, sem ser informado das acusações ou evidências contra ele.
Herança colonial
A prisão administrativa é uma sequela da época do Mandato Britânico – o território esteve sob dominio da Grã-Bretanha antes da fundação do Estado de Israel em 1948. A lei militar permite a detenção sem julgamento, por razões de segurança, e por tempo indeterminado.
Nas cadeias israelenses há 318 presos palestinos sob prisão administrativa, além de mais 5 mil que já foram julgados e condenados.
Al-Sarsak, que nega qualquer envolvimento com grupos armados palestinos, rejeitou o acordo firmado em 14 de maio que pôs fim à greve de fome de cerca de 2 mil prisioneiros palestinos.
Pelo acordo firmado entre os prisioneiros e as autoridades israelenses, com intermediação do Egito, Israel concordou em permitir visitas de familiares de moradores de Gaza aos detentos; aceitou retirar dezenas de presos da solitária e melhorar as condições nas cadeias.
Al-Sarsak é o único prisioneiro que continua com a greve de fome
apesar do acordo e afirma que não vai voltar a se alimentar até ser libertado.
O jogador de futebol começou a carreira aos 14 anos, quando atuou pelo time local de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, e foi o jogador mais jovem da liga A.
Ele participou em diversas partidas da seleção nacional palestina, como meio-de-campo, inclusive em jogos no exterior.
De acordo com o Serviço Penitenciário de Israel, Al-Sarsak está recebendo cuidados médicos na enfermaria da prisão de Ramle e “se houver necessidade será transferido para um hospital”. ( BBC )

About these ads

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Theme: Silver is the New Black. Get a free blog at WordPress.com

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.505 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: