ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

agosto 29, 2011

Ainda os 50 anos da Renúncia de Jânio, Por Jasson de Oliveira Andrade


Este é continuação do artigo “Renúncia de Jânio: 50 anos“. É sobre o AUTOGOLPE, que culminou com o Golpe de 64, que durou 21 anos! Precisamos conhecer a História para que ela não se repita. ( JASSON )

No cinqüentenário da Renúncia de Jânio, destaco três artigos que focalizaram o assunto.
O título do artigo do historiador Marco Antonio Villa, publicado na Folha em 25 de agosto, diz tudo sobre o que realmente ocorreu há 50 anos: “Jânio queria o poder absoluto, mas fracassou”. Na opinião dele, Jânio “tentou um golpe de sorte: a renúncia”, acrescentando: “Isto sem que tivesse ocorrido nenhuma grave crise. De forma abrupta resolveu abandonar a Presidência. Foi uma ação tão intempestiva que até assustou os ministros militares, que não foram consultados e nem tinham um plano para um golpe, apesar de suas simpatias pelo autoritarismo janista”. Segundo o historiador: “[Jânio] Imaginou que retornaria a Brasília nos braços do povo e com amplos poderes. Puro delírio. (…) E passou três décadas tentando explicar a renúncia”.
Realmente três décadas depois, em 25 de agosto de 1991, ele explicou o motivo da Renúncia. Jânio Quadros Neto, no artigo “A renúncia de Jânio, um enigma decifrável”, publicado na Folha em 25 de agosto, o avô prestou um depoimento ao neto. Um relato importante e histórico. Eis a conversa deles, no trigésimo aniversário da Renúncia: “Nesse dia, ele estava internado no Hospital Albert Einstein, já no final de sua vida ( morreria menos de seis meses depois, no dia 16 de fevereiro de 1992 ). Mesmo muito enfermo, estava lúcido. No apartamento, a TV estava ligada, e o jornalista Carlos Chagas comentava a renúncia, analisando várias teorias. (…) Ao ouvi-lo Jânio ficou bastante irritado e até xingou em reação ao que ouviu. Naquele momento, criei coragem e perguntei: “Então porque você renunciou?” (…) Jânio respondeu: “Aqueles que os deuses querem destruir , eles primeiro os fazem presidentes do Brasil. (…) A renúncia era para ter sido uma articulação, nunca imaginei que ela seria de fato executada. Imaginei que voltaria ou permaneceria fortalecido. Foi o maior fracasso da história republicana do Brasil, o maior erro que cometi. Esperava um levantamento popular e que os militares e a elite não permitissem a posse do Jango, que era politicamente inaceitável para os setores mais influentes da nação na época”. Depois deste depoimento, a tentativa do Golpe janista se confirma. Jânio reconheceu que cometeu um erro. Erro que lhe custou o mandato e nos levou, indiretamente, ao Golpe de 64.
José Serra, em artigo ao Estadão (25/8/2011), sob o título “50 anos e um falso dilema”, também adota a tese de que a Renúncia nos levou ao Golpe de 64: “Jânio tinha força para articular uma base majoritária no Congresso. Preferiu o AUTOGOLPE (destaque meu). Fracassada a manobra, abriu caminho para a instalação da ditadura em 1964. (…) A saga janista constituiu um caso para estudo do papel do indivíduo na História. As instituições e a vida dos brasileiros foram profundamente afetadas durante décadas [21 anos] pela decisão desequilibrada de uma só pessoa”. Acrescento: com prisões, com tortura, censura, cassação de mandatos de políticos, suspensão dos direitos políticos por 10 anos, como aconteceu com Carlos Lacerda, líder Civil do Golpe e que também foi preso. Foi o feitiço virando contra o feiticeiro. Tristes tempos: Ditadura Nunca Mais!
JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu e generosamente contribui neste blog com seus valiosos artigos.
Agosto de 2011

About these ads

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Silver is the New Black. Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.503 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: