ENCALHE ( Descontinuado em 05.10.2013 )

fevereiro 17, 2011

Colin Powell quer que CIA e Pentágono “se expliquem” sobre fonte furada que inventou armas de Saddam e levou EUA a destruir Iraque, assassinar indivíduos e massacrar pessoas


Colin Powell pede contas à CIA e ao Pentágono
O ex-secretário de Estado norte-americano admite que deu como credível a fonte iraquiana que mais recentemente veio mentiu sobre a existência de armas de biológicas de destruição maciça para derrubar o ditador
Ex-secretário de Estado Colin Powell pediu à CIA e ao Pentágono para se explicarem, porque foram os serviços de inteligência que lhe passaram informação confiável que se revelou fundamental para a invasão do Iraque, notícia The Guardian .
No discurso decisivo de Powell nas Nações Unidas, a 5 de Fevereiro de 2003, o então secretário de Estado norte-americano afirma que os serviços de inteligência dos Estados Unidos estavam seguros que líder do Iraque, Saddam Hussein, promovia um programa armas biológicas de destruição maciça e que a informação foi obtida a partir de um desertor, com o nome de código Curveball
Esse desertor, um engenheiro químico, admitiu entretanto que mentiu com o objectivo de provocar a queda do ditador Hussein.
No entanto, Powell afirma ao jornal britânico: «Sabe-se há vários anos que a fonte designada por Curveball era totalmente confiável».
«A questão deve ser posta à CIA e do DIA – Defense Intelligence Agency – que desconheciam que se tratava a informação falsa o que escreverem no relatório enviado ao Congresso», diz Powell.
O desertor, cujo nome verdadeiro é Rafid Ahmed Alwan al-Janabi, disse ao The Guardian que mentiu aos BND – serviços secretos da Alemães, em 2000, quando disse que o Iraque construía armas biológicas em fábricas clandestinas.
Durante discurso de Powell nas Nações Unidas, Janabi foi descrito como «um engenheiro químico do Iraque», que terá «supervisionado uma dessas instalações».
Janabi foi exposto como uma fonte não fiável quando os alemães se encontraram com Bassil Latif, o seu ex-chefe na Comissão Militar da Indústria no Iraque, que desmentiu o que ele afirmava.
No entanto, os serviços secretos alemães continuaram a cooperar com o engenheiro químico e as falsas declarações acabaram por ser transferidas para os principais responsáveis políticos dos Estados Unidos pelos serviços de inteligência.
A invasão do Iraque já causou a morte a mais de 100 mil civis [ ???????http://www.justforeignpolicy.org/iraq/iraqdeaths_pg.html  ] e arruinou e condenou o então presidente dos EUA, George W. Bush e seu secretário de Defesa Donald Rumsfeld.
( TVI24 )

About these ads

2 Comentários »

  1. é! “se expliquem”, viu! se não se explicarem bem, vão ficar o resto do dia virados pra parede da sala!

    o cara toca uma guerra por anos baseada em informação falsa, percebe que a casa vai cair e fala “é, se expliquem!” ge-ni-al! quer dizer que toda a guerra no Iraque agora foi baseada EM UMA FONTE? UM CARA?? hahahahahahha! ele foi lá e falou “ei, acho que os iraquianos tem armas de destruição em massa!” e todo o departamento respondeu pro Colin: “estamos seguros de que eles tem armas de destruição em massa”. hahahahahhahahahha! o Colin já foi pro Bush e falou “bora lá!!”

    UMA FONTE. ahahahahahahahha!!!!

    Comentário por ceex — fevereiro 18, 2011 @ 2:13 am

  2. Caro “CEEX”, acho que não tenho muito a completar, você disse tudo. No caso de desejar conhecer mais sobre esta fonte: Al-Janabi confessa que inventou armas químicas no Iraque
    http://humbertocapellari.wordpress.com/2011/02/16/al-janabi-confessa-que-inventou-armas-quimicas-no-iraque/
    Abração.

    Comentário por Humberto Amadeu — fevereiro 18, 2011 @ 4:03 pm


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Silver is the New Black Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.502 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: